Na oração «Maria estava em casa», qual a classificação do verbo? O predicado é verbal? Se «em casa» é adjunto adverbial, o verbo é intransitivo?
Procurei em várias gramáticas e não encontrei resposta satisfatória.
Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?
A propósito de análise textual inferencial, diz-se «sentidos inferenciados», ou «inferidos»?
Li numa prova qualificativa do torneio de língua portuguesa a palavra "perservar", como sendo um erro da língua, e depois a sua correcção como sendo preservar. Ao estudar para a frequência de Língua Portuguesa, reparei que na parte dos erros mais comuns na língua aparecia a mesma palavra, só que desta vez a professora tinha "perservar".
Em que fico?
Gostaria de saber como unir a partícula re com o verbo submeter (com o sentido de «enviar»). Seria "ressubmeter", ou "resubmeter"?
Obrigada.
Em «Choveu uma triste chuva de resignação em contraste com o calor intenso», há sujeito simples, ou oração sem sujeito?
Será que é incorrecto dizer-se «adormeceu-se»?
«O menino adormeceu-se no sofá», ou «O menino adormeceu no sofá»?
Ou é correcto dizer das duas maneiras?
Obrigado pela disponibilização do feed em RSS, que acompanho desde a sua implementação.
Assim surge uma questão que me assombra desde que implemento algoritmos: se não houvéssemos absorvido to implement na nossa língua, qual seria o termo mais apropriado para designar a efectivação de um algoritmo numa linguagem de programação? Encontrei execução e efectivação no dicionário, mas a primeira é ambígua, uma vez que a execução de um algoritmo diz respeito ao processo de transição de estado implícito na sua descrição, enquanto efectivação peca por falta de conotação.
Encontrei na Internet um sítio interessante mas onde constava a seguinte expressão: «fábricas populavam por todo o bairro oriental da cidade.»
Gostaria de saber se existe o termo "populavam", que nunca me lembro de ter ouvido.
Gostava de saber com exactidão como e a partir de quê é que se derivam advérbios de modo. Recentemente, uma colega abordou-me com a palavra proselitisticamente, que havia encontrado num texto académico, e gostava de saber qual o significado. Embora não a tenhamos encontrado no Dicionário Houaiss, encontrámos prosélito, proselítico e proselitismo.
A dúvida que então surgiu foi se o advérbio de modo deveria ser proseliticamente, por derivação do adjectivo proselítico. Nesta matéria, contudo, somos leigos e por isso a vós recorremos para conhecermos melhor os mecanismos da nossa língua.
Obrigado pelo excelente trabalho.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações