No novo acordo ortográfico, o h mudo no início das palavras desaparece.
Como é com os nomes próprios, neste caso Hugo. Continua e escrever-se da mesma forma? Ou passará a ser "Ugo"?
No concelho de Sesimbra existe uma localidade que se chama Alfarim. Qual o gentílico associado? Alguns habitantes dizem "alfarinheiro", outros, "alfarimzense"...
Obrigada!
Costumo dizer que meu nome, Frederico, vem de línguas saxônicas e que significa «Rei (ou Reino) da Paz» (Fred ou Fried = «paz»; e Reich = «reino»). Posso seguir em frente com minha bravata?
Qual é a forma portuguesa do apelido em espanhol Carbajales, "Carvalhais" ou "Carvalheiras"? É deturpação da forma portuguesa?
Obrigada.
No canal História [televisão por cabo em Portugal], o inglês «Saint Columbus», salvo erro, foi traduzido por "Santo Columbos" (F. Vaz Pinto, tradutor do canal dixit). É assim?
Como devem ser chamados os habitantes da freguesia de Soalhães, concelho de Marco de Canaveses: "Soalhenses", ou "soalhanenses"?
Como se designa o habitante/natural de Basileia?
Obrigado.
Venho por este meio pedir ajuda para descobrir as origens do meu apelido de familia.
É que, por mais que procure, não consigo encontrar.
Se alguém souber a origem do apelido Gaivota, por favor, contacte-me.
Gostaria de saber qual a origem do nome "Molotof" em relação à excelentíssima sobremesa portuguesa confeccionada com claras de ovos batidas em castelo.
Sei que a sua denominação deriva do nome do diplomata/político soviético russo Vyacheslav Mikhailovich Molotov, o qual foi o genocidiário na Ucrânia em 1932/33 cujo nome foi ironicamente atribuído à arma química «cocktail molotov» pelos finlandeses na época da invasão soviética do seu país.
Como é que essa arma tão destrutiva veio a ser em Portugal uma sobremesa tão saborosa?
Duvido que tenhamos utilizado este bolo contra os nossos inimigos.
Obrigado.
Queria ter uma explicação mais exaustiva sobre a palavra Nobel e a sua pronúncia. Gostaria também de saber como fica o plural e a respectiva pronúncia.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações