Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de Nobel e a sua pronúncia

Queria ter uma explicação mais exaustiva sobre a palavra Nobel e a sua pronúncia. Gostaria também de saber como fica o plural e a respectiva pronúncia.

Paulo António Estudante Luanda, Angola 8K

Nobel é uma palavra oxítona (ou aguda), ou seja, uma palavra que tem acento tónico na última sílaba, -bel. Isto deve-se ao facto de -bel ser uma sílaba fechada terminada em -l, tal como as últimas sílabas de papel ou anel, por exemplo. (Para que fosse acentuada na penúltima sílaba, no-, "nobel" teria de ser grafada  com acento — "nóbel" —, coisa que não acontece nos dicionários consultados.)

Sendo Nobel usado normalmente na expressão «prémio Nobel», o plural é «prémios Nobel». Aplica-se aqui o mesmo princípio que se aplica em «festival Eurovisão» / «festivais Eurovisão» ou «prémio Pessoa»  / «prémios Pessoa».

No entanto, a formar-se um plural só a partir da palavra Nobel − e isso não será impossível, uma vez que, actualmente, esta palavra usa-se já como substantivo comum para designar a pessoa galardoada com tal prémio (ver Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa) − , este será construído tal como o de papel ou anel: substituindo a terminação -l por -is e acentuando-se o e: nobéis.

Nuno Carvalho
Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Fonética; Léxico