Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno José Religoso Curitiba, Brasil 7K

Gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:

Diz-se «Nós, os portugueses,...», ou «Nós, portugueses,...»?

«Eles, os alunos,...», ou «Eles, alunos,...»?

Gil Henriques Estudante (Biologia) Amadora, Portugal 3K

Tenho algumas questões a respeito do correto uso de algumas palavras próprias da minha área de estudo, a biologia.

Qual a correta distinção entre os termos procariota, procarionte e procariótico?

São utilizados pelos meus professores de forma aparentemente arbitrária.

Alexandre Rodrigues Estudante Brasília, Brasil 28K

Gostaria de saber a função sintática do pronome oblíquo átono me na seguinte oração: «Não me aperte o braço.»

Pensava que se referia a adjunto adnominal do nome braço, uma vez que posso reescrever: «Não apertes o meu braço.»

Entretanto, segundo o gramático Napoleão Mendes de Almeida, em sua Gramática Latina, 19.ª edição, p. 22, não se deve classificar assim o referido pronome.

Como poderia classificá-lo segundo as gramáticas normativas de Portugal e do Brasil?

João Pedro Gato Jurista Aveiras de Cima, Portugal 7K

Sou natural de Aveiras de Cima, freguesia do concelho de Azambuja, onde ninguém se entende quanto ao gentílico.

Quando era criança, era natural chamar aos habitantes da terra aveirenses, o que propiciava a confusão com os habitantes de Aveiro. A partir de uma certa altura começou a deixar de se usar esta designação, e até a filarmónica local mudou o nome de Filarmónica Recreativa Aveirense para Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima.

Actualmente usa-se o termo aveirecense ou aveiricense, que me parece foneticamente errado. Já ouvi o termo cima-aveirense, que me parece mais adequado. Eu propunha o termo veirense, apenas porque, segundo os registos, seria o nome original, já muito antigo, da localidade. Teria havido um fenómeno de evolução fonética. Note-se que os naturais de Guimarães são vimaranenses. Afinal, qual é o termo correcto?

Gil Henriques Estudante (Biologia) Amadora, Portugal 6K

Tenho algumas questões a respeito do correto uso de algumas palavras próprias da minha área de estudo, a biologia.

Qual o género das palavras enzima e mitocôndria/mitocôndrio?

Diferentes docentes têm as suas preferências pessoais. Eu sempre usei o género feminino para ambas as palavras.

Waldyr Mattos Aposentado Araruama, Brasil 7K

Presido uma associação e tenho conhecimento de que a esposa de um dos sócios, já falecida, foi a mentora de nossa sociedade. Gostaria de homenageá-la com o título de patronesse. Isto é correto?

Tomás Santos Estudante Porto, Portugal 10K

Antes de mais, agradeço a atenção e a existência deste espaço de ajuda aos falantes da língua portuguesa.

A minha questão está relacionada com a conjugação pronominal, principalmente nas frases interrogativas. Que regras se aplicam para este tipo de frases?

Por exemplo, diz-se «Podia nos dar isso?», ou «Podia dar-nos isso?»? E diz-se «Podia no-lo dar?»?

Paulo Fonseca Eletricista Vila Nova de Gaia, Portugal 17K

Na frase «O sorriso da Menina iluminou-se», qual é o sujeito e qual é o grupo nominal?

Eu creio que o sujeito é «o sorriso», e o grupo nominal, «a menina», mas posso estar enganado. O que fazer para distinguir um do outro?

Raul Alvito Reformado Amadora, Portugal 6K

Qual a origem da palavra alimar, peixe alimado?

Deve ser árabe, mas não sei os pormenores.

Duly Figueiredo Tradutora e intérprete Praia, Cabo Verde 8K

Tenho ouvido empregar a expressão «Estado ribeirinho», para países com litoral, e «populações ribeirinhas», para populações que vivem perto da costa. Penso que ribeirinho/as só se aplica quando se trata de rios, ribeiros ou lagos (contrariamente ao que acontece em francês com riverain). Contudo, não tenho a certeza e agradecia que me esclarecessem.