Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Teles Estudante Lisboa, Portugal 11K

Gostaria de saber como se faz a escansão (sílabas métricas) dos seguintes versos:

O mostrengo que está no fim do mar

À roda da Nau voou três vezes

El-Rei D. João Segundo.

Maria Pereira Professora Lisboa, Portugal 7K

Deparei-me com um exercício num manual de língua portuguesa do 3.º ano relativo a um texto, cuja personagem principal é uma galinha de seu nome «Dona Cá-cá-rá-cá».

A minha dúvida consiste em perceber se a palavra Cá-cá-rá-cá consiste num polissílabo, uma vez que é considerado o nome da galinha do texto.

Frederico Batista Jornalista Lisboa, Portugal 8K

O novo filme do realizador David Cronenberg tem o título internacional Cosmopolis, palavra que aparentemente não encontra referente directo em português. A edição portuguesa do romance de Don DeLillo (que deu origem ao filme), publicada pela Relógio d’Água, optou por Cosmópolis, mas, quer no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora quer no dicionário online da Priberam, não encontro qualquer referência à palavra (com ou sem acento).

Qual a forma correcta de a escrever?

Solange Santos Costa Estagiária em uma escola São Paulo, Brasil 7K

Eu gostaria de saber qual a diferença destas frases.

«Eu estava vestindo.»

«Eu estava vestida.»

Na primeira frase usamos o particípio e na segunda presente contínuo. Como explicaria para um aluno a ideia de passado?

Pedro Rodrigues Professor Mindelo, Cabo Verde 5K

Durante uma aula de língua portuguesa, uma aluna questionou-me sobre a existência de construção fraseática em vez de construção sintática. Por isso, gostaria de ter uma opinião vossa, pois fiz algumas pesquisas e não encontrei a expressão.

Ana Baptista Funcionária pública Silves, Portugal 5K

Como se pronuncia o plural da palavra euro?

António Lopes Engenheiro civil Lisboa, Portugal 9K

Insisto na questão da utilização do verbo amandar.

Se se considera correto utilizar alguns verbos precedidos de a, ex.: assentar, que tem o mesmo sentido de sentar, alevantar quando é o mesmo que levantar, etc.

Então qual a explicação para que não seja correto utilizar amandar, quando este termo tem sentido diferente de mandar? É diferente «mandar uma carta pelo correio» ou «amandar a carta pela janela»?

Natália Martins Estudante Porto Alegre, Brasil 14K

Qual a diferença entre morfema e palavra?

Fátima Bernardo Gestora Leiria, Portugal 5K

Como colocar no futuro estas frases?

«Eles plantaram-nas (as árvores).»

«Aquele cão mordeu-lha (a perna).»

João André Rodrigues Estudante Viseu, Portugal 132K

Qual é a diferença entre vem, vêm e veem?