Pergunto-me qual a maneira mais correcta de me referir a uma mulher que vende em público/praças? Será vendedora ou vendedeira? Ao consultar um dicionário online, não encontrei a palavra vendedora, apenas vendedeira, para mulheres, e vendedor, para homens.
Obrigado.
Muito agradecia que me pudessem elucidar sobre a palavra para classificar aqueles que se envolvem em atividades de recreio ou recreação. Recreacionista não consta do dicionário, mas no âmbito do turismo e lazer faz falta um termo que designe aqueles que, sendo ou não turistas (= pernoitam no destino visitado), praticam atividades de recreio...
Muito grata.
As palavras minimercado, tripé, bimotor e pós-graduação como se classificam quanto ao seu processo de formação? São derivadas por prefixação, ou formadas por composição morfológica?
A palavra habitante é simples, ou composta?
Habitante não será aquele que vive no seu habitat?
Qual o processo de formação de impossibilidade e a respetiva forma de base?
Na frase «Ontem, choveu torrencialmente», qual é a função sintática de «Ontem» e de «torrencialmente»?
E relativamente à frase «Honestamente, tenho medo de animais selvagens», qual é a sua análise sintática?
Obrigada.
Na língua portuguesa, a palavra papagaio apareceu primeiro a designar a ave, ou o brinquedo de papel que voa?
Quais são os termos da língua umbundo que têm uma certa influência na língua portuguesa?
Relativamente a um esclarecimento de 1999, parece-me que não está em conformidade com a informação do Dicionário Terminológico:
«Verbo cuja flexão se afasta da flexão do paradigma a que pertence. As irregularidades podem afectar o radical ou os sufixos de flexão. Algumas irregularidades são meramente gráficas. Nos verbos irregulares há formas regulares. Exemplos posso/podes/podemos – medir/meço/medisse – ficar/fiquei – caçar/cacei – chegar/cheguei».
Estarei errada?
Desde já, a minha gratidão.
Gostaria de saber se a sigla W é válida para designar o ponto cardeal oeste na língua portuguesa, não considerando o novo acordo ortográfico.
Grata pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações