DÚVIDAS

A dif. de conjunção e de locução
Na frase "O João comeu tanto, que ficou mal disposto", a expressão "tão...que" deverá ser considerada como uma locução (já que dela fazem parte dois elementos constituintes) ou simplesmente uma conjunção, considerando-se que o elemento que a precede, "tão", não faz parte do conjunto. Espanta-me que a maior parte das gramáticas tenha em conta apenas o elemento "que" (conjunção subordinativa consecutiva), quando "de tal forma que" é considerado uma locução. Em minha opinião, a expressão "tão...que", à semelhança de outros casos, morfologicamente, deveria ser também considerada como uma locução. Obrigado pela atenção.
"Pais incapazes de gerir(em)"
«Os pais de uma criança mostram-se incapazes para gerir de forma ajustada e adaptativa o comportamento do filho.» Gostaria de saber se esta frase lhes merece alguns reparos. Concretamente, debato-me com dúvidas nas seguintes passagens: a) incapazes para (ou incapazes de?); b) incapazes para gerir (ou incapazes para gerirem ?). Agradeço que justifiquem as suas respostas, porque, mais do que estes peixes, interessa-me a cana de pesca e a forma de os pescar.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa