Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Mário Morais Portugal 7K

Não encontrei no dicionário esta palavra. É muito usada em revistas etc., relacionada com máquinas (p. ex. automóveis).
Julgo ser um estrangeirismo, sendo a expressão correcta 'momento de binário' – expressão complicada que não dá jeito nenhum.
Será aceitável o uso de torque?
Obrigado.

Fernando Bueno Brasil 13K

Quero crer que um dos pontos mais polêmicos e menos esclarecidos da gramática portuguesa diz respeito à formação dos substantivos compostos em que o segundo elemento é também um substantivo. No caso de neologismos, ou pelo menos, de substantivos compostos pouco comuns, autores há que propugnam pelo uso do hífen; outros não. Quando se quer formar o plural é que as coisas se complicam ainda mais: "flexiona-se o segundo elemento ou não?"
Apresento alguns exemplos que mostram o alcance de minha dúvida: «ataque relâmpago» (com hífen ou sem?)
Penso que a maioria dos gramáticos recomenda formar o plural seguinte: «ataques relâmpago». O mesmo se pode dizer de «comícios monstro». Mas veja-se o seguinte exemplo estruturalmente idêntico: "menino prodígio" (com hífen ou sem?)
Nesse caso, vejo com freqüência o plural «meninos prodígios». Ou ainda "trabalho porco" (com sentido de grosseiro), formando o plural «trabalhos porcos».
Corre uma explicação pela qual a variação do segundo elemento se daria, ou não, conforme houvesse, ou não, uma preposição subentendida. Assim, teríamos: "efeito (de) estufa (efeitos estufa); "meio ambiente (meios ambientes); no entanto, tal não é corroborado pelos exemplos citados acima.

Fábio A. Souza Freitas Brasil 4K

É com grande satisfação que descobri este endereço eletrônico. Há dez anos ouço falar de reforma ortográfica e muitos itens são completamente pertinentes (abolição do trema é um deles, embora descobrir a pronúncia correta de algumas palavras seja um desafio, porque pessoas mais humildes no Brasil pronunciam "tranquilo" como "trankilo").
Gostaria de resolver uma dúvida: em Portugal pronuncia-se o de forma fechada o ditongo "ei" de vocábulos como "Assembléia"?
Considero que, se afirmativa a resposta, ainda assim haja a necessidade de dupla grafia, como no caso de "trocámos", "andámos" que no Brasil são escritas sem acento por serem pronunciadas com nasalização (a forma aberta, como determina a praxe portuguesa, só é utilizada por quem tem mais de 60 anos ou em músicas antigas, como "O Rei do Gatilho" do sambista Moreira da Silva (1902-2000).
Grato desde já pela atenção a mim dedicada.

Ivo Caldeira Jornalista Portugal 7K

Existe a palavra "femicídio" em português, para designar o acto de matar mulheres – comum em casos de violência doméstica – (existe em espanhol e em inglês o equivalente). Qual a palavra que pode ter o mesmo sentido em português?
Obrigado pela atenção dispensada.

José António Sardinha Vieira Bibliotecário de Escola de Música Portugal 6K

A propósito da tradução do texto de uma partitura em russo, o tradutor traduziu: "Quebra-línguas para Piano – 50 Exercícios para a Velocidade".
Por "Quebra-línguas" não me soar bem em Português, desejo a correcção do termo se for caso disso.

Dulce Cristina Nogueira Gásio Tradutora Portugal 3K

A minha dúvida é qual é a forma de tratamento dirigida a um Grão-Duque. Será «Vossa Alteza Grão-Ducal»? «Vossa Alteza Real»? Gostaria que me elucidassem sobre o assunto. Obrigada!

José Manuel Fernandes Funcionário Bélgica 4K

Aqui há algum tempo, um colega meu, francês, da Bretanha, disse-me que (por ex.) a palavra portuguesa 'estorvo' e derivados tinham origem no bretão e de resto com o mesmo significado original. Por curiosidade, gostaria de saber se essa asserção é correcta.
Muitos cumprimentos pelo excelente trabalho a todos os colaboradores de Ciberdúvidas.

Nídia Viegas Professora Portugal 152K

Pode dizer-se, também, que um conjunto de abelhas é uma colmeia?
Que nome se dá a um conjunto de insectos? Enxame?
Muito obrigada pela vossa disponibilidade!

Rute Nunes Portugal 11K

Quais as preposições simples?

Eu conheço a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás, porém agora ouvi a referência a segundo, conforme e consoante, como elementos que fazem parte desta classe gramatical. Agradeço que me esclareçam, se possível, sobre esta matéria.

Isabel Gaspar Relações Públicas Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de perguntar como se coloca a pontuação no caso de uma frase que termina com uma abreviatura, que por si só já tem um ponto. Ficará com dois pontos («Uma encomenda para V. Exa..») ou um dos pontos desaparece («Uma encomenda para V. Exa.»)?