Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Silva Lisboa, Portugal 6K

Antes de mais, merecidos elogios para um site (lamento, mas a tradução sítio neste contexto é totalmente inusitada!) sem comparação no panorama linguístico português. Tem sido meu conselheiro muitas vezes.

Uma sugestão. A leitura do Glossário tem-me revelado, além da minha grande ignorância, diversas dúvidas (ou verdadeiras preocupações). Seria muito útil que cada expressão tivesse uma ligação para textos mais elaborados (algumas aliás nem têm explicação disponível no Ciberdúvidas...).

E, por fim, a minha dúvida. No glossário é utilizada a maiusculização de todas as letras de várias palavras. Embora conheça esta forma gráfica do francês, sempre pensei que não fosse correcta na língua lusa, onde apenas seria utilizada na primeira letra. O que ditam as regras?

Ana Paula Bancária São Paulo, Brasil 4K

Por favor gostaria de saber a origem do ponto de exclamação (quando ele surgiu, para qual finalidade inicialmente, os seus diferentes usos nas diversas culturas...).

Obrigada!

Thais Tacinha Atendente Uberlândia, Brasil 5K

Gostaria de conhecer algumas gírias e expressões do povo do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.

O site de vocês está muito bem elaborado, por isso o motivo de minha solicitação.

Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

Cristina França Economista aposentada e professora de Português Brasília, Brasil 5K

Existe, em Portugal, o sobrenome França? Se sim, qual é a origem?

Catarina Honório Psicóloga Lisboa, Portugal 7K

A palavra "inequidade" existe na língua portuguesa?

Deolinda Pinto Reformada Casal de Loivos, Portugal 3K

Aqui no Douro, aplicamos com frequência o termo geia a cada uma das fileiras de videiras que existem num determinado sucalco de terreno. Se temos um terreno com quatro filas de videiras, dizemos que temos ali quatro geias. Se é um terreno com uma fila pequenina, dizemos que temos uma geiinha. Ora, não encontro tal palavra em dicionário nenhum. Apenas geia como forma do verbo gear ou como mulher de Urano, e jeira como uma medida de área de terreno agrícola.

Vinha assim perguntar ao Ciberdúvidas se me sabe explicar qual a origem de tal termo, se existe, se virá de gear, da mitologia grega, ou se virá de jeira (e nesse caso será que se deveria escrever "jeia" e não geia?), ou se será outra coisa qualquer. Obrigada.

Rita de Cássia de Oliveira Professora C. Ocidental, Brasil 21K

O uso do complemento circunstancial se torna obrigatório para completar o sentido de verbos intransitivos? Qual a diferença entre complemento circunstancial e adjunto adverbial com relação aos verbos intransitivos?

Carlos Vítor da Silva Escriturário aposentado São Carlos – São Paulo, Brasil 5K

Tenho um amigo que é radialista e usa com muita frequência, automaticamente, a expressão «por através», que tem o sentido a seguir exposto no exemplo: «Por através de carta você poderá entrar em contato com o programa.» «Por através da oração você poderá alcançar...» «A conversa com fulano poderá ser por através de carta ou telefonema.» Acho que estes três exemplos podem ajudar vocês a equacionarem o meu desejo de esclarecimento do provável erro que eu acho que existe nessa construção. Se for confirmado o erro que eu julgo existir, eu quero indicar para o meu amigo, mas preciso da confirmação. Encontrei o Ciberdúvidas sem querer, pesquisando na Internet um portal de dicionários. Conto com a atenção de vocês, agradecendo antecipadamente o empenho no esclarecimento solicitado.

António Marques Economista Lisboa, Portugal 19K

Quando os cargos de tesoureiro e de secretário nos órgãos sociais de uma associação são preenchidos por pessoas do sexo feminino, devem:

1. manter a mesma designação, de género masculino (o tesoureiro é a Maria)?

2. manter a mesma designação mas precedida de pronome feminino (a tesoureiro é a Maria)?

3. mudar totalmente para o género feminino (a tesoureira é a Maria)? Neste caso, confundir-se-ia facilmente a secretária (membro do órgão social) com a secretária (profissional ao serviço da associação que trata do expediente, minuta actas, etc.).

Agradeço o esclarecimento.

Sílvia André Professora Lisboa, Portugal 7K

«Está frio.» A meu ver, o sujeito de «está» é sujeito nulo expletivo. Estarei certa? Neste caso, qual é a função de «frio»? Poderá ser predicativo do sujeito? Agradecia que me respondesse segundo a versão da antiga terminologia gramatical e também segundo a TLEBS. Obrigada.