Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Leonel Duarte Santos Explicador Rio Tinto, Portugal 7K

Uma vez que já existe um nome derivado (regressivamente) – «o canto» –, pergunto se é legítima a derivação imprópria do verbo cantar (ficando «o cantar»).

Ou seja, havendo já um nome derivado regressivamente, é legítma a derivação imprópria, ficando o nome igual ao infinitivo do verbo («o assobiar dos pássaros», quando já existe «o assobio», etc.)?

Mário Frazão Engenheiro Lisboa, Portugal 11K

Qual o significado de Famalicão e a sua origem? Conheço, em Portugal, Famalicão no distrito de Braga, no distrito da Guarda, e Famalicão da Nazaré, no distrito de Leiria.

Misael Prado Linotipista São Paulo, Brasil 53K

«Escrever romance é muito chato», disse a imortal Rachel de Queiroz, e ela deve estar certa. Mas se um aprendiz das letras diz que «almeja a uma carreira literária», ele está certo, mesmo sendo uma coisa muito chata, ou deve desistir de imediato?

A gramática diz que, quando transitivo, almejar é direto ou indireto. Quando indireto, geralmente rege a preposição por, mas em alguns casos, como em «almeja a uma carreira literária», exemplo que colhi num site, seria correto o verbo almejar a preposição a?

«Almejo uma resposta.»

«Almejo pela resposta.»

Cristiana Rosalves Estudante Porto, Portugal 6K

Para que serve o uso do diminutivo?

Mónica Garcia Arquitecta Lisboa, Portugal 13K

Gostaria de saber o que está mais correcto: «corte de ténis», ou «campo de ténis»?

Mário Gaspar Animador sociocultural Porto, Portugal 5K

Será que me podem esclarecer quanto à utilização do estrangeirismo tupperware? É correcto escrever "taparué"?

João Carlos Félix dos Santos Azevedo Professor Torres Novas, Portugal 6K

Qual a origem da expressão «estar pelos cabelos»?

João Carlos Félix dos Santos Azevedo Professor Torres Novas, Portugal 6K

Qual é a origem da expressão «Dar com a língua nos dentes»?

João Carlos Félix dos Santos Azevedo Professor Torres Novas, Portugal 5K

Qual é a origem da expressão «Ter uma saúde de ferro»?

João Carlos Félix dos Santos Azevedo Professor Torres Novas, Portugal 12K

Qual é a origem da expressão «com a pulga atrás da orelha»?