Sobre a adaptação de estrangeirismos, novamente
Estranhou-me esta afirmação: «A sua argumentação a favor da manutenção da forma original dos estrangeirismos drakars e skalds parece-me válida. Todos sabemos que há estrangeirismos difíceis de adaptar (T-shirt, surf, download, abat-jour...) e outros que podem ser aportuguesados com naturalidade, sem que a sua forma cause estranheza (batom, futebol, hambúrguer, blogue).»
Por que difíceis? No Brasil há "séculos" dizemos/escrevemos camiseta, surfe e abajur. Quanto a download, ainda não apareceu uma forma aportuguesada (mas poderia escrever-se "daunloude" se se quisesse), mas muito freqüentemente diz-se baixar (algo do computador). Estas adaptações não são válidas em Portugal? Se não, por que não? E o que quiseram dizer com «adaptações difíceis»?
Mais uma vez obrigado.
O processo de formação de infância, desterro, esfarelou e contar
Processo de formação das palavras: infância, desterro, esfarelou e contar.
Pró-social e prossocial
Estou a fazer um estudo sobre os comportamentos que os jovens devem ter em sociedade e não sei a ortografia exacta do termo: será "pro-social", "pró-social", ou "prossocial"?
A explicação para a ordem do alfabeto
Existe explicação para a ordem do alfabeto (A — B — C — ...)?
Grato.
Sobre o plural da palavra transtorno
Por esta resposta, posso concluir que a palava transtorno não tem plural metafônico, mas gostaria de me certificar disso e também perguntar como distinguir as palavras que têm das que não têm.
Muito grata.
Macrofunções linguísticas de novo
No mês passado fiz uma pergunta sobre "macrofunções lingüísticas" e vocês pediram para especificar mais, pois "macrofunções" é um termo muito vago. Também concordo, mas estou estudando para prestar um concurso e um dos temas é "Macrofunções lingüísticas para expressar as intenções comunicativas". Estou um pouco perdida. Obrigada.
A origem da palavra terreiro
Qual a origem da palavra terreiro?
O advérbio cedo
Na frase «A Joana chegou mais cedo do que o costume», a palavra cedo é um adjectivo, ou um advérbio?
A grafia do plural de açúcar
Sabendo que o conjunto das palavras graves (ou paroxítonas), que terminam em -l, -n, -r e -x, são acentuadas na penúltima sílaba (ex.: açúcar, afável, éter, túnel, etc.), gostaria de saber se a palavra açúcar no plural se escreve "açucares" ou "açúcares".
Como e como se
Normalmente, leio em alguns livros, sobretudo os mais antigos, qualquer coisa como isto:
«e como lhe tivesse dito, ela foi-se logo embora.»
E a minha dúvida é seguinte: não falta ali um se, ou ele é omitido de propósito pelos autores?
