«O Ronaldo é como o dinheiro...»
«O Ronaldo é como o dinheiro, parado não rende.»
ou
«O Ronaldo é como o dinheiro. Parado não rende.»
A primeira vi numa placa publicitária no topo (início) da Av. António Augusto de Aguiar [Lisboa] e a mim não me parece correcta.
«Guia áudio», guia-áudio e audioguia
Devemos usar "audioguia" ou "guia-áudio" (com ou sem hífen?), quando no referimos ao aparelho electrónico áudio que no faz uma visita guiada, por exemplo, numa exposição?Obrigada.
A regência do verbo oferecer
Tenho a seguinte frase: «Os modelos intermediários criaram algumas ilhas de prosperidade (como os países escandinavos), possíveis por circunstâncias muito especifícas de sua história e cultura, mas não conseguiram oferecer uma alternativa séria a países grandes e pobres como o Brasil.»
Seria correto eu escrever «... mas não conseguiram oferecer uma alternativa séria aos países grandes...», já que quem oferece, oferece alguma coisa a alguém?
Virtualidade
Desculpe voltar a acender a questão da virtualidade. Apesar de sempre ter ligado a palavra virtuosidade a «virtuoso, o que tem virtudes», essa sua definição também me parece correcta, pelo que fiquei bastante confuso, e apesar de pesquisar pela Internet já há pouco mais de meia hora, não chego a nenhuma conclusão... Como poderei então designar a qualidade de quem tem virtudes?
Obrigado pela sua atenção.
Novo acordo. Incómodo em Portugal
Gostaria de entender porque os portugueses estão tão incomodados com o acordo ortográfico da língua portuguesa. Nós aqui no Brasil também iremos alterar a ortografia de algumas palavras (menos que os portugueses, é verdade), mas, ao contrário dos portugueses, aceitamos tais alterações como uma evolução e simplificação da língua escrita. No passado também usávamos consoantes mudas nas palavras (acção, actual, etc.) e não tivemos qualquer problema em retirá-las. Talvez por sermos um país de imigrantes nos seja mais fácil aceitar inovações e novas influências do que Portugal.
O aumentativo e o diminutivo das palavras luva, chão, dinheiro, calça e anel
Peço que mande o aumentativo e diminutivo das palavras luva, chão, dinheiro, calça e anel.
Obrigado.
«Olhar por sobre os ombros»
Trabalho com revisão de textos e tenho dúvidas acerca da seguinte frase:
«Santiago olhou por sobre os ombros para o resto da turma.»
A expressão «olhou por sobre os ombros» confere? Neste caso podemos usar duas preposições?
Obrigada.
A utilização do termo prolatar
Sob a ótica da linguagem formal, é admissível a utilização do termo "prolatar", ou é recomendável sua substituição por outro verbo, como proferir?
Agradeço pela atenção e aproveito o ensejo para parabenizar o Ciberdúvidas pelo excelente trabalho.
"Partonímia"?
Estou procurando o que é partonímia, já pesquisei em várias gramáticas e não encontrei. Gostaria que me enviassem para eu estudar. Relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia e partonímia)
Grato.
Mais e oração adverbial comparativa
Qual é a função sintática da expressão «que o normal» no período «Este ano não teve mais desastres que o normal»?
Todo grau comparativo do adjetivo pode ser considerado, num período, uma oração subordinada adverbial comparativa?
