Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Bruno Martins Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Qual a designação correcta na seguinte frase (ou podem usar-se ambas?): «Deu-se um deslizamento de terras», ou «Deu-se um deslize de terras»? E, já agora, qual a diferença?

Muito obrigado!

Luiz Fernando Comerciante Poços de Caldas, Brasil 4K

Em recente concurso realizado pela Fundação Dom Cintra, uma das questões pedia que fosse analisado o item: «Ao concluir a transação, depois de regateios, e embelecos infinitos.» Gostaria de saber se ao substituir a palavra embelecos pela palavra empecilhos, o sentido de frase seria alterado? Gostaria também de saber se as palavras em questão podem ser consideradas sinônimos.

Grato pela ajuda.

Teresa Machado Empresária Porto, Portugal 3K

Gostaria de saber por favor qual a forma correcta: "loureiro", ou "loireiro"?

Obrigada.

João Domingos Tradutor Odivelas, Portugal 14K

Os habitantes da Bósnia são "bósnios" ou "bosníacos"?

Francisco Agra Advogado Niterói, Brasil 3K

Gostaria de saber a origem e o sentido da palavra agra.

Maria de Lurdes Silva Professora Almada, Portugal 8K

Gostaria de saber exactamente o significado de prelado, que julgo ser sinónimo de membro do alto clero, bispo... É assim?

Obrigada.

Edson Medeiros Médico Rio de Janeiro, Brasil 6K

Gostaria de saber a preferência do Ciberdúvidas entre as palavras sinônimas mostrengo e monstrengo e por quê.

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra "absolvidor" está bem formada e se é passível de existir. Não a encontrei em nenhum dos dicionários que pude consultar, mas, uma vez que existe o verbo absolver e o adjectivo absolvido, pergunto se é de todo descabido formar a palavra "absolvidor" como sinónimo de perdoador.

Obrigado uma vez mais por todo o serviço público aqui prestado no Ciberdúvidas.

Isabel García Estudante Cáceres, Espanha 12K

Qual é a diferença entre óleo e azeite, se faz favor?

Muito obrigada pela atenção.

Pedro M. Estudante Recife, Brasil 5K

Apesar de já ter lido em uma pergunta anterior sobre este assunto, ainda não me convenço de que a palavra maoismo deva ser grafada assim, pois, segundo o próprio texto do Acordo Ortográfico, «Admitem-se, todavia, excepcionalmente, à parte destes dois grupos, os ditongos grafados ae (= âi ou ai) e ao (âu ou au): o primeiro, representado nos antropónimos/antropônimos Caetano e Caetana, assim como nos respectivos derivados e compostos (caetaninha, são-caetano, etc.); o segundo, representado nas combinações da preposição a com as formas masculinas do artigo ou pronome demonstrativo o, ou seja, ao e aos

Então o encontro vocálico do a + o de maoismo não é um ditongo, segundo o Acordo Ortográfico. Eu mesmo falo "ma-ô-ís-mo" (e acredito que a maioria das pessoas também fala assim) e não "mau-is-mo" (se fosse pronunciada desse modo, deveria ser escrita "mauismo"). Sobre a acentuação de paroxítonas em i ou u precedidos de ditongos, o texto diz: «Prescinde-se do acento agudo nas vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras paroxítonas, quando elas estão precedidas de ditongo: baiuca, boiuno, cauila (var. cauira), cheinho (de cheio), sainha (de saia).» Mas o mesmo texto diz que apenas ao, aos e Caetano (e seus derivados) são ditongos. O restante dos ditongos decrescentes deve ser grafado com i e u, e não com e ou o. Além disso, como se escreveria a palavra maoismo com a tônica no o? Então por que o VOLP prescreve que a grafia acertada é maoismo, maoista, taoismo, taoista, etc.?

Obrigado por esclarecimento.