Na frase «O sucesso do turismo beneficia todos», qual a formulação correta do verbo beneficiar: como escrevi, ou com o verbo precedido pela preposição a («O sucesso do turismo beneficia a todos»)?
Pode dizer-me, por favor, como pronunciar corretamente as palavras maiúscula e maioria? Deve-se fazê-lo abrindo a vogal a, ou não?
E no caso de letivo, será correto pronunciar como se de um e fechado se tratasse?
Eu digo economia, mas, por vezes, ouço "ecònomia"; qual das duas pronúncias é a correta?
Em que grau se encontra o adjetivo gigantesco?
Gostaria de saber mais sobre o uso pessoal de haver. Muito tenho lido que suas diferentes acepções como verbo pessoal tem caído em desuso. Acontece que possuo um apreço ímpar por este verbo, principalmente pela sua sonoridade. Minha dúvida é: quais são seus principais significados e, se possível for, construções para cada um deles?
Outra coisa, ainda que fuja ao comum, seria errado utilizar este verbo em meus textos, nas suas mais diferentes acepções? Concordo que na linguagem falada ele possa causar uma estranheza grande, mas acredito que, sendo a linguagem escrita um tanto ou quanto mais formal, hei uma liberdade um pouco maior para o fazer.
Na frase «ele ficou furioso», o verbo é copulativo.
Na frase «ele ficou em casa», o verbo continua copulativo?
Analisar sintacticamente e morfologicamente a frase: «Rui, o avisado, repentinamente, puxara a primeira das éguas lazarentas para junto do cofre.»
Na frase «Ela vendeu artigos de primeira e artigos de segunda», primeira e segunda pertencem a que classe e subclasse de palavras no NPP?
Mestre, cumprimentando-o pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol do nosso idioma, que lembra a refrega do grande Heráclito Graça contra o sr. Cândido de Figueiredo, in illo tempore, indago-lhe, a fim de esclarecer o meu filho: está errado dizer-se suquinho?
Cidadão é substantivo.
Também pode ser adjectivo, como diz o Portal da Língua, a Infopédia, etc.?
Desde quando, tal novidade?
Não será cópia/influência do castelhano (ciudadano/a, com efeito, com os dois valores)?
Gostaria de saber qual a diferença entre expressões populares e expressões idiomáticas, se possível com exemplos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações