«Desolado, o pai também veio beijá-la e murmurou-lhe um pedido de desculpas por se ter exaltado. Não valia a pena revoltar-se perante fatos que ninguém poderia ter evitado e que já não podiam ser alterados.»
Neste parágrafo, onde se diz «ninguém poderia ter evitado», não será «ninguém podia ter evitado»?
Gostaria de saber qual é a etimologia do topónimo Mindelo.
Pode haver duas orações subordinadas completivas numa frase? Na frase «Chama-lhes sal da terra porque quer que façam na terra o que faz o sal», «o que faz o sal» é uma oração subordinada completiva, tal como «que façam na terra»? Grata pela atenção.
Porquê o uso tão difundido da forma Ibero-América com duas iniciais maiúsculas? Por se tratar de uma palavra formada por composição, não deveria ser "Ibero-américa", somente com a letra inicial maiúscula, como qualquer outro nome próprio?
Qual o processo de formação da palavra aparecimento?
Na frase «A hipótese de ele reprovar no exame é muito remota», que tipo de oração subordinada é «de ele reprovar no exame»?
Como se diz: «na Nazaré», ou «em Nazaré»?
Qual é o correto: «atingir o objetivo», ou «atingir ao objetivo»?
Em enunciados como por exemplo: 1) «O Pedro é muito inteligente» e 2) «O Pedro é bastante inteligente», uma vez que o sentido de muito e bastante é equivalente, deve-se considerar, no segundo enunciado, que «bastante inteligente» se encontra no grau superlativo absoluto analítico?
Qual a forma correta: «refrear os ânimos», ou «resfriar os ânimos»?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações