Neste artigo publicado Jornal de Angola em 6/11/2018, investigador e compositor angolano Filipe Zau defende a necessidade de valorizar as línguas nacionais do seu país no ensino, perante o português.
Neste artigo publicado Jornal de Angola em 6/11/2018, investigador e compositor angolano Filipe Zau defende a necessidade de valorizar as línguas nacionais do seu país no ensino, perante o português.
Artigo de apresentação do 103.º Congresso Universal de Esperanto, realizado pela primeira vez em Portugal, sob o lema “Culturas, línguas, globalização: Que rumo doravante?”.
[Cf. O Esperanto em congresso mundial pela primeira vez em Portugal, in jornal "Público", 17 de julho de 2018]
Como «escrever um e-mail objetivo, claro, interessante e que cause uma boa impressão no leitor»? As recomendações neste apontamento de Sandra Duarte Tavares, em texto que se transcreve a seguir da edição digital da revista Visão de 15 de dezembro de 2017
Que tipo de linguagem escrita trouxe o uso generalizado da chamadas mensagens curtas via telemóvel, 25 anos decorridos do primeiro SMS (sigla de Short Message Service, em inglês, «serviço de mensagens curtas»), enviado no dia 3 de dezembro de 1992, no Reino Unido? A resposta-reflexão da professora Maria Eugénia Alves transcreve-se a seguir, em declarações recolhidas pela jornalista Dina Dias no trabalho difundido pela agência Lusa no dia 1/12/2017 sobre a efeméride.
Crónica do autor sobre a linguagem corrente na Internet e a «sentença de morte [dada] ao espartano acento circunflexo, ao lânguido til, aos austeros acentos agudo e grave, e às cerimoniosas cedilhas»...
[in jornal "Público" de 8 setembro de 2017, de que se transcreve na íntegra a seguir, com a devida vénia.]
Será cada língua uma maneira de ver o mundo, como defende a chamada hipótese Sapir-Whorf? Será que cada língua tem uma série de vocábulos que não encontram tradução noutras? Um trabalho da BBC Brasil, publicado no jornal Globo do dia 3/04/2017 – com o título original "Conheça as palavras 'intraduzíveis' que revelam emoções que você possivelmente nem sabe que sente" – ,apresenta uma série de palavras pertencentes a diferentes línguas que, denotando certas emoções, desafiam a possibilidade de encontrarem tradução e equivalentes em português ou em inglês.
Artigo publicado em dezembro de 2016 na revista “Linha D’Água”, do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP (Universidade de São Paulo), sobre o uso de novas formas ortográficas na internet para expressar o que se circunscreve à oralidade. Transcrito, com a devida vénia, do jornal digital brasileiro "Nexo".
No concelho de Miranda do Douro, são cerca de 300 os estudantes que frequentam a disciplina opcional de língua mirandesa – lecionada exclusivamente no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro desde 1986, quando o mirandês era ainda considerado um dialeto. Só em 1999 se oficializou o estatuto de segunda língua oficial em Portugal e a disciplina é atualmemte ministrada em todos os anos letivos.
[texto publicado no jornal digital "Notícias ao Minuto", de 19/12/2016]
Em Nitra, segunda cidade da Eslováquia, terá lugar entre os dias 23 e 30 de julho corrente o Congresso Universal de Esperanto, desta vez 101.º, que ocorre anualmente, variando de país para país, de continente para continente.
A questão da diferença de significado entre as palavras emocionante e emotivo, tratada com muita propriedade aqui no Ciberdúvidas, transporta-me, entre o mais, por comparação, à língua veicular internacional esperanto, que bebe quase tudo das línguas indo-europeias (mormente latim e românicas) mas é semanticamente rigorosa...
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações