Carlos Quiroga - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Quiroga
Carlos Quiroga
4K

Carlos Quiroga é professor de literaturas lusófonas na Universidade de Santiago e Diretor do Conselho de Redação da Revista Agália. Algumas das suas obras: A Espera Crepuscular (2002), O Regresso a Arder (2005), Inxalá - Espero por ti na Abissínia (2006), Venezianas (2007).

 

 
Textos publicados pelo autor
«Há um vírus que está a matar o galego»
Entrevista com escritor e professor universitário Carlos Quiroga

«O mercado dos livros, o escrever para o público, no caso galego é servir uma norma, servir uma ideologia que está a acabar com a língua, com uma cultura que se exprime em galego.» – opina o escritor Carlos Quirogareintegracionista e defensor do «galeguismo histórico» na sua ligação a Portugal, numa entrevista conduzida pelo jornalista Artur Cassiano e publicada no Diário de Notícias em 18 de junho de 2022. O entrevistado, que é professor na Universidade de Santiago de Compostela, fala da sua atividade literária e tece algumas considerações sobre o futuro da língua galega.

 

A imagem do galego na literatura portuguesa

Existe, no romance português de época recente, certa linha revisitadora da identidade, que vem reclamar-se da Galiza como nunca antes. Há as histórias de avoengos (Fernando Assis Pacheco, Wanda Ramos), há metáforas do iberismo (A Jangada de Pedra, de Saramago), há uma caminhada histórica conjunta (O Trono do Altíssimo, de João Aguiar), há um ar de portugalidade periférica (As Duas Águas do Mar, de Francisco José Viegas). Há, até, o invest...