DÚVIDAS

Emocionanteemotivo

Tenho visto na imprensa a utilização recorrente do adjetivo emocionante em contextos que considero desadequados. Por exemplo, expressões como: «Relatos emocionantes...», referindo-se a testemunhos de sobreviventes no atentado no aeroporto de Istambul. Não seria mais correto escrever «relatos emotivos...»? É que, para mim, embora muitas vezes sejam sinónimos, no caso, testemunhos tão traumáticos, qualificar-se-iam como «emotivos»  – e nunca  como «emocionantes»!...

Resposta

A sua ideia está correta. Emocionante* é assistir, por exemplo, a um  jogo de Portugal ganho ao fim de 120 minutos de jogo e decidido por um penálti defendido por Rui Patrício... Ou subir aos Himalaias... Ou seja: situações emocionantes são ações vividas de forma intensa, que despertam emoção, que provocam comoção, entusiasmo ou afetividade.

Emotivo** será sempre o depoimento de alguém que escapou – por exemplo, no caso aludido – a um atentado e viu outros a serem mortos. É mais reação de indivíduos propensos a emoções perante determinados acontecimentos do que consequência da sua ação.

 

* Emocionante: «adjetivo de dois gêneros – que causa emoção, que desperta a afetividade; comovente, impressionante» (Dicionário Houaiss).

** Emotivo: «adjetivo e substantivo masculino – 1 diz-se de ou indivíduo propenso a emoções; adjetivo – 2 característico de emotivo; emocional Ex.: reação emotiva» (Dicionário Houaiss).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa