Complemento do nome vs. modificador do nome - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Complemento do nome vs. modificador do nome

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, capítulo 11, pronomes possessivos, pág. 341-342, o pronome possessivo em «Que palpita em teu louvor» tem valor equivalente a "de ti" (em louvor de ti), que exerceria a função de complemento nominal. Dessa maneira, diferentemente do que ocorre com a maioria das construções, seria esse possessivo, de fato, um complemento nominal e não um adjunto adnominal?

Henrique Caires Estudante Belo Horizonte, Brasil 1K

Tendo em conta a estrutura frásica apresentada, trata-se efetivamente de um complemento do nome, dado que louvor é um nome deverbal. O verbo louvar é transitivo ( X louva Y). A nominalização arrasta consigo o complemento.

   a) «A comissão louvou o João

   b) «O louvor do João foi merecido.»

Assim, pode-se interpretar a expressão «O louvor de ti», decorrente do verso «Que palpita em teu louvor», como  O louvor de ti por alguém / Alguém te louvou.

Por outro lado, na frase «Já recebi o meu diploma», meu é um determinante possessivo.

Noutras construções, que o consulente refere como «a maioria», tratar-se-á de nomes deverbais de verbos intransitivos ou de nomes que não selecionam complemento, como, por exemplo, em:

   a) «A tosse do menino é seca.»

   b) «O livro de português foi muito caro.»

Neste caso, os constituintes sublinhados são modificadores do nome (adjuntos nominais).

Sobre este assunto, vejam-se as respostas dadas por Edite Prada aqui e aqui.

Brígida Trindade
Tema: TLEBS Classe de Palavras: substantivo