Lista Completa de Autores

A. Tavares Louro é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

Abel Barros Baptista é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado a sua investigação sobretudo às literaturas portuguesa e brasileira, tendo publicado, entre outras obras,  O Defunto Elegante (1996), Autobibliografias: solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (1998), Importa-se de me emprestar o Barroco? (2003), Ensaios Facetos (2004), O Livro Agreste (2005) e De Espécie Complicada (2010), entre outros. Foi diretor-adjunto da revista Colóquio/Letras (1997-2008).

 

Abílio Louro de Carvalho é professor de Português, de Santa Maria da Feira (Portugal).

 

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897, composta por quarenta membros efetivos e perpétuos e por vinte sócios estrangeiros, tendo por objetivo o cultivo do português brasileiro e da literatura brasileira.

 

Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição científica portuguesa que, entre várias missões, tem as de incentivar a investigação científica, estimular o estudo da língua e literatura portuguesas e promover o estudo da história portuguesa e das suas relações com outros países. É o órgão consultivo do Governo em matéria linguística.

Licenciado em engenharia química na Faculdade de Engenharia do Porto, com o curso profissional de Farmácia em 1980. Estudioso da História de Portugal.

Adelino Gomes (Marrazes, 1944) é um jornalista português. Foi locutor da Rádio Clube Português, da Rádio Renascença e da Deutsche Welle, diretor de informação e realizador de programas na Radiodifusão Portuguesa. Foi repórter da RTP em 1975. Foi diretor-adjunto e redator-principal do Jornal O Público. Foi formador no CENJOR - e coordenou o Curso de Formação de Jornalistas e Animadores de Emissão da TSF.

Adriano Espínola nasceu em Fortaleza em 1952. Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Ceará e professor-leitor na Université Stendhal-Grenoble III (1989-91). Autor de vários livros de poesia e de antologias em português e em inglês.

Adriano Moreira (Macedo de Cavaleiros, 1922) é político, deputado, advogado, internacionalista, politólogo, sociólogo e professor universitário. Destacou-se pelo seu percurso académico e pela sua ação como ministro do Ultramar durante o Estado Novo. Após a instauração do regime democrático em Portugal, liderou o CDS. Presidiu à Academia das Ciências de Lisboa.

 

Afonso Duarte (Ereira, 1884 — Coimbra, 1958) foi um poeta português. Interessou-se por temas de etnografia e arte popular portuguesa, refletidos na sua obra poética. Publicou, entre outros: Canto da Babilónia (1952), Obra Poética (1956) e Lápides e Outros Poemas (1960).