Na frase em questão, todos os constituintes desempenham a função de modificador do nome apositivo.
O modificador é um constituinte que não é selecionado. Por esta razão, poderá ser omitido da frase sem prejudicar a sua gramaticalidade. Com efeito, na frase transcrita em (1), todos os constituintes assinalados por parênteses retos poderão ser omitidos da frase sem que esta fique agramatical, o que indica que são modificadores:
(1) «O presidente do conselho de administração da infortecnol, [empresa do sector das tecnologias de informação e comunicação], [Pedro António Manuel, [também conhecido por Pedro Manico]], chega hoje à minha terra natal»
Note-se, todavia, que nem todos os constituintes são modificadores do mesmo nome. Assim, o constituinte «empresa do sector das tecnologias de informação e comunicação» incide sobre Infortecnol; o constituinte «Pedro António Manuel, também conhecido por Pedro Manico» incide como um todo sobre «O presidente do conselho de administração da infortecnol»; o constituinte «também conhecido por Pedro Manico» incide sobre «Pedro António Manuel», daí integrar o grupo nominal que tem com o núcleo este substantivo.
Na qualidade de modificadores, os constituintes em questão apresentam informação adicional sobre o nome. Neste caso particular, uma vez que não restringem a significação do nome sobre o qual incidem todos estes modificadores do nome são apositivos.
Disponha sempre!