DÚVIDAS

A sintaxe do nome informação

Senhores, primeiramente, deixo-lhes meus parabéns pelo excelente trabalho do portal. Leio costumeiramente as dúvidas aqui respondidas e sempre aprendo conteúdos novos e boas indicações de estudo.

No momento, estou em um "debate linguístico" que divide o grupo mais próximo de professores em torno da classificação do termo «sobre o assunto», no seguinte período: «A falta de informações dos habitantes sobre o assunto faz com que a cidade entre em pânico a cada notícia.» Há colegas de trabalho que alegam ser adjunto adverbial de assunto deslocado, logo, deve ser separado por vírgulas; outros, em menor número, não aceitam e explicam que não há qualquer relação do termo com verbo ou outros termos adverbiais, sendo um complemento nominal da palavra informação – tanto é assim que, segundo eles, pode-se omitir o adjunto adnominal «dos habitantes», para perceber melhor a complementação de sentido. Claro, para esse segundo grupo, não há de se pôr vírgulas para separar o referido termo.

Em [sua] opinião, qual é a classificação?

Resposta

O constituinte «sobre o assunto» é um complemento de nome de «informação» pelo que não deverá ser isolado por vírgulas.

A relação existente entre o constituinte «sobre o assunto» e «informações» comprova-se facilmente pelo facto de a omissão deste último gerar uma expressão agramatical (ou, se quisermos atentar apenas na significação, semanticamente muito distinta):

(1) «A falta dos habitantes sobre o assunto»

É possível também reduzir a expressão aos seus constituintes essenciais de forma a perceber a estreita relação entre «sobre o assunto» e «informações»:

(2) «A informação sobre o assunto»

O nome informação expressa plenamente o seu sentido quando colocado em relação com um constituinte que o completa, designado complemento do nome. O complemento do nome é normalmente introduzido por uma preposição, surge à direita do nome e não é separado deste por meio de vírgulas, como acontece nos seguintes exemplos:

(3) «amigo do João»

(4) «fotografia de família»

 (5)« janela da casa»

 

N.E. – Os nossos agradecimentos ao consulente pelos cumprimentos ao trabalho do Ciberdúvidas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa