Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A classificação do verbo «considerar-se»

Gostaria de saber se o verbo considerar-se é um verbo copulativo.

E, uma vez que estou a questionar, queria também aprender, de uma forma pragmática, a distinção entre complemento do nome e modificador restritivo do nome (MNR).

Obrigada.

Matilde Gabriel Estudante Lisboa, Portugal 343

      O Dicionário Terminológico considera que «verbos copulativos os seguintes: ser, estar, ficar, parecer (como em "parecer doente"), permanecer, continuar (como em "continuar calado"), tornar-se e revelar-se.» No entanto, integrando os verbos uma classe aberta de palavras, poderão fazer parte desta lista os verbos que, cumulativamente, possuam duas propriedades, segundo a Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian, Vol.II, p.1301 «(i) a possibilidade de o verbo ocorrer com qualquer tipo semântico de sujeito e (ii) a possibilidade de o verbo ocorrer num sintagma verbal em combinação única e exclusiva com um adjetivo.»

        Vejamos os exemplos com o verbo considerar-se:

  1. O homem considera-se bonito.
  2. *O cão considera-se bonito.
  3. *As paredes da casa consideram-se agradáveis.

           *Símbolo de agramaticalidade/frase não aceitável

       Verifica-se que o verbo considerar-se não possui uma das propriedades acima indicadas, a de ocorrer com qualquer tipo semântico de sujeito, pelo que não o poderemos classificar como um verbo copulativo.

       Quanto à sua segunda questão, recomenda-se a leitura da resposta dada aqui.   

Fontes:

RAPOSO, Eduardo et al. (orgs). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. pp 1289-1339 

Dicionário Terminológico

Aura Figueira
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Gramática