A função sintática de «à janela» na frase «A aparição do rei, à janela, foi importante.» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A função sintática de «à janela»
na frase «A aparição do rei, à janela, foi importante.»

Agradecendo, desde já, a vossa ajuda, gostaria que me esclarecessem relativamente à função sintática  do segmento assinalado da frase abaixo.

Na frase «A aparição do rei, à janela, foi importante.», «do rei» é um complemento do nome. Qual é a função sintática de «à janela»?

Isabel Lourenço Professora Portugal 1K

Na oração apresentada, «A aparição do rei, à janela, foi importante.», o segmento «à janela» tem a função sintática de modificador do grupo verbal, pois não é selecionado pelo verbo, nem pelo nome, e pode ser eliminado sem tornar a frase agramatical. 

Sara Mourato
Tema: TLEBS
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Modificação