O adjetivo coitado tem, nas frases apresentadas, a função de modificador do nome apositivo.
O adjetivo coitado é um adjetivo avaliativo, na medida em que «expressa[m] uma avaliação subjetiva, geralmente da responsabilidade do falante, acerca das entidades referidas pelo sintagma nominal» (Veloso e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1387).
Os adjetivos avaliativos não possuem a capacidade de restringir a significação do nome sobre o qual incidem, pelo que não desempenham a função de modificador do nome restritivo. Assim, uma vez que introduzem na frase um comentário sobre uma dada entidade, desempenham a função de modificador do nome apositivo. Os constituintes que desempenham esta função são dotados de uma maior independência prosódica e sintática, como fica patente no facto de serem destacados por vírgula e pela maior mobilidade que evidenciam. Vejam-se o exemplo apresentado em (1) que coloca em evidência as possibilidades de colocação do adjetivo orgulhosa na frase:
(1) «A rapariga, orgulhosa, foi para casa.»
(1a) «Orgulhosa, a rapariga foi para casa.»
(1b) «A rapariga foi para casa, orgulhosa.»
Esta é uma situação similar à que está presente nas frases apresentadas, pelo que a função de coitado é a de modificador do nome apositivo.
Disponha sempre!