Diversidades - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Outros Diversidades Internet
Textos que versam sobre as variedades nacionais e regionais do português.
Imagem de destaque do artigo

Crónica do autor sobre a linguagem corrente na Internet e a «sentença de morte [dada] ao espartano acento circunflexo, ao lânguido til, aos austeros acentos agudo e grave, e às cerimoniosas cedilhas»...

 

[in jornal "Público" de 8 setembro de 2017, de que se transcreve na íntegra a seguir, com a devida vénia.]

Imagem de destaque do artigo

Artigo publicado em dezembro de 2016 na revista “Linha D’Água”, do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP (Universidade de São Paulo), sobre o uso de novas formas ortográficas na internet para expressar o que se circunscreve à oralidade. Transcrito, com a devida vénia, do jornal digital brasileiro "Nexo".

Os dicionários de SMS e do léxico da Internet são dos mais mutantes de entre os inventários lexicográficos. Tendo em conta a realidade em causa – o inglês –, saiba porquê, lendo esta crónica de Miguel Esteves Cardoso, no Público do dia  6 de Janeiro de 2010, que aqui se transcreve com a devida vénia.

A preocupação de pais e professores com a utilização da linguagem utilizada na Internet, feita de forma rápida e informal, pode ser desnecessária, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá.

Os investigadores Sali Tagliamonte e Derek Denis afirmam que a linguagem online carregada de gírias — conhecidas no Brasil como "miguxês" — permite aos jovens desenvolverem uma mistura importante de linguagem for...