1. Por proclamação da 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2019, festeja-se a 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Recorde-se que a data já fora oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o intuito de celebrar a língua portuguesa como traço identitário comum a vários países e culturas. Em Portugal, contam-se em 2025 diferentes iniciativas que visam dar visibilidade à efeméride, muito embora a situação política interna e externa pareça suscetível de roubar a exuberância dos eventos oficiais de anos anteriores. Em todo em caso, no contexto da constante tensão entre «forças de união» e «forças de separação» (expressões do filólogo e linguista Ivo Castro) em que vive a língua portuguesa, tensão que se faz também sentir noutras línguas pluricêntricas, o dia 5 de maio oferece mais um momento para avaliar o estado do idioma. Nesse sentido, divulga-se em O Nosso Idioma um texto do gramático brasileiro Fernando Pestana, que compara uma frase com traços típicos do português europeu com a sua variante brasileira. Sustentando que o português mantém a sua unidade fundamental, Fernando Pestana argumenta que, do ponto de vista do conceito de língua, o sistema linguístico é o mesmo em Portugal, no Brasil, em Angola ou qualquer outro país da CPLP, porque o sistema, «vasto, flexível, pleno de possibilidades», permite escolhas, isto é, dentro daquilo que se pode denominar estilo, «que varia conforme o lugar, o tempo, a intenção, a identidade de quem fala».
Na imagem, aspeto do cartaz com que a Rede de Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação, Ciência e Inovação, Portugal) assinala em 2025 o Dia Mundial da Língua Portuguesa
2. A projeção internacional da língua portuguesa passa pelo seu ensino como língua estrangeira. Na Montra de Livros, apresenta-se um recurso que possibilita uma programação mais rigorosa da aprendizagem do léxico no âmbito de cursos e atividades em Português como Língua Estrangeira (PLE): RefLex. Referencial Lexical para o Português Língua Estrangeira: um Recurso para Professores e Investigadores de PLE/L2 (Universidade do Porto, 2024).
3. Nas muitas palavras dos comentários televisivos à volta do falecimento, velório e funeral do Papa Francisco, detetam-se erros e usos duvidosos. No Pelourinho, o consultor Carlos Rocha aponta três casos.
4. O apagão que afetou Portugal (ver Abertura de 29/04) levou muitos portugueses a procurarem algum forma de acesso a notícias, razão por que se redescobriu um velho equipamento: o rádio que funciona com pilhas ou mais simplesmente «o rádio a pilhas» – ou «rádio de pilhas»? A pergunta é feita no Consultório, onde se incluem seis novas respostas, abrangendo outros tópicos relativos ao léxico – «máquina de rastos», «ala-arriba» –, à coesão frásica e textual – «com efeito» vs. «de facto» – e às relações entre sintaxe e semântica – o uso escrito de ou e a preposição para a introduzir uma oração consecutiva.
5. Nos projetos em vídeo do Ciberdúvidas abordam-se as seguintes questões: as grafias porque, porquê e «por que» no 27.º episódio de Ciberdúvidas Vai às Escolas (participação de alunos e professores do Instituto Politécnico de Lisboa); e o uso correto de «mais bem» em Ciberdúvidas Responde (episódio 32).
6. Registo de textos da atualidade, com interesse para questionar tendências e inovações linguísticas e culturais: o termo humanicídio incluído no artigo de opinião intitulado "O humanicídio de Gaza: extermínio, impunidade, negação do indivíduo e da humanidade" e assinado pelos políticos e académicos Cláudia Santos, Fernando Rosas e Manuel Loff (Público, 23/04/2025); à volta da imigração brasileira em Portugal e da expressão jocosa "Guiana brasileira", cabe mencionar "Guiana Brasileira” e memes como marcadores de identidade coletiva", da investigadora Ionara Silva (Público Brasil, 28/04/2025); a respeito da tendência de escrever sem maiúsculas, identificada recentemente entre os jovens, que fazem alguma tábua-rasa da própria pontuação, leia-se a crónica "A pontuação é uma arma", do escritor Miguel Esteves Cardoso (Público, 29/04/2025);
7. Relativamente a dois dos programas que a rádio pública de Portugal dedica à língua portuguesa, são temas de entrevista:
– A irofessoa Sandra Duarte Tavares fala sobre o significado de comunicação assertiva e a função do pleonasmo num texto literário em Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 02/05/2025, 13h20*; repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*).