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A leitura literária em Moçambique
e as línguas minoritárias de Portugal

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

1553086305432_Mocambique.jpg♦ A revista Confluência, n.º 68, publicou um estudo de três docentes da Universidade de Licungo de Moçambique, Brain Daniel TachiuaCalton Sujai e Jerónimo Pascoal Balata , sobre práticas de leitura do manual de português da 11.ª classe adotado em Moçambique. O programa Língua de Todos, difundido pela RDP África, na sexta-feira, 15 de agosto, às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), inclui uma entrevista com estes professores, que abordam a questão da literacia da leitura literária dos alunos do ensino secundário num país como Moçambique, marcado por uma grande diversidade linguística e por uma oralidade vibrante, onde o português é língua oficial, mas minoritária.1519254772750_Mirandes6.png

♦ Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 17 de agosto, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 23 de agosto, às 15h30*), três professores da Universidade de Évora são entrevistados: Samuel Figueira-CardosoWeronika GrzegorczykMaria João Marçalo falam do estudo que publicaram na revista Confluência, n.º 68, sobre o  mirandês e o barranquenho, línguas minoritárias faladas em Portugal. Questões essenciais abordadas por estes investigadores: que direitos têm estas línguas? Que políticas as protegem? E o que falta cumprir?  No programa participa também a professora Carla Marques, que explica o valor da conjunção mas nesta frase:  «Fernão Lopes foi um bom historiador, mas também foi um excelente cronista.»

 

 

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