Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho
Registos críticos de maus usos da língua no espaço público.

Persiste a confusão entre o emprego de porque e por que, nomeadamente na legendagem de filmes ou séries de televisão. Foi o que aconteceu num recente episódio da série 24 (RTP 2, 13 de Junho p. p.), onde podiam ler-se as seguintes frases: «Por que não?»; «Por que fazes tantas perguntas?»; «Por q...

Na página 5 da edição de 14 de Junho p. p. do jornal 24 Horas, pode ler-se o seguinte título: «Pedido de imputabilidade de assassino de menina foi aceite.»

Significa este título que teria ha...

Imagem de destaque do artigo

14 de Junho 2007

Encontrado corpo de bombeiro que caiu ao rio Douro

O corpo do jovem, de 18 anos, foi recolhido às 8h15 e encontra-se no centro de saúde de Cinfães, aguardando a chegada do delegado de saúde e do procurador do Ministério Público, autoridades que deverão pronunciar-se sobre a eventual autópsia.

..........................................

Mais de milhão e meio de portugueses sofre de dor crónica

«Pior mesmo que a queda do Governo é esta luta fraticida levar à ruína da própria Autoridade Palestiniana (…)», referia-se numa reportagem do Jornal Nacional da TVI, de 13 de Junho p. p., sobre a iminência de guerra civil na Faixa de Gaza, citando o ministro da Informação palestino.

Luta fratricida era o que deveria ter sido dito, pois esta palavra provém do latim fratricida, formada de frater, fratris, que significa «irmão», e do verbo caedo, que significa «cortar», «deitar abaixo», «matar».

Reportagem no Jornal da Tarde (RTP 1, 12 de Junho p. p.) sobre festas de casamento em diversas propriedades rurais, em Portugal. Comentário da repórter: «Em muitas quintas,

Numa peça do Telejornal de 10 de Junho p. p., na RTP 1, falando-se da visita de George W. Bush a alguns países europeus, a jornalista referiu que em Roma foram destacados mais de mil polícias durante a visita do presidente americano e que «no centro da cidade, como antes, na Alemanha o...

A TVI transmitiu um jogo de solidariedade realizado no Estádio José Alvalade, entre futebolistas portugueses e outros de várias nacionalidades. Foi um jogo de futebol organizado pela Fundação Luís Figo, uma fundação portuguesa, realizado em Portugal, transmitido por um canal de televisão português e, naturalmente, visto por milhares de portugueses, não só os que c...

Imagem de destaque do artigo

O leitor Rui Henriques fez-nos chegar uma observação justa relativamente ao uso da expressão "à séria", em vez de a sério, e deu um exemplo: «os alunos prepararam-se à séria para o evento» (Sol, 2-6-07).

(...)

Imagem de destaque do artigo

 

 

2007-06-08 - 10:15:00

Estudo da OCDE Governo <s...

Imagem de destaque do artigo

 

2007-06-08 - 11:37:00

Os militares portugueses estacionados no Afeganistão foram na noite de quinta-feira alvo de uma emboscada, quando regressavam à base a oeste de Kandahar, segundo um comunicado divulgado  hoje pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

O incidente ocorreu por volta das 23h30 locais (20h00, em Lisboa) de ontem e resultou em ferimentos ligeiros em dois dos militares, quando a coluna realizava manobras de evasão.