1. Seis novas respostas ficam disponíveis na presente atualização do consultório do Ciberdúvidas*. Delas destacamos um esclarecimento sobre a divisão de sílabas métricas do verso «Ó que lindo, os navios», do poema Bartolomeu Marinheiro, de Afonso Lopes Vieira; e dois outros que remetem para registos dicionarizados (ou não): quanto ao adjetivo «destitutivo» e à volta de uma pergunta relacionada com o uso do hífen em palavras com o elemento prefixal não-.
* Conforme o já exposto anteriormente: o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto, sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques que vão sendo renovados neste período.
2. “Culturas, línguas, globalização: Que rumo doravante?” é o tema do 103.º Congresso Universal de Esperanto, marcado para Lisboa, entre 28 de julho e o dia 4 de agosto próximos. Pela primeira vez em Portugal – como se regista na rubrica Notícias –, são esperados 2500 participantes de 100 nacionalidades com este propósito: «Discutir a possibilidade de o mundo poder ter acesso a uma língua neutra, fácil, que promove os outros idiomas». Com a particularidade de o português estar entre as sete línguas que mais semelhanças têm com o esperanto, no plano lexical, semântico, morfossintático e fonético.
3. «Cada língua humana possui a sua própria entoação para exprimir as emoções que Diderot compara com as cores do arco-íris», escreve a jornalista Ana Sousa Dias, citando o escritor Antonio Tabucchi, a propósito de uma viagem com o recurso ao GPS – com as respetivas indicações ora numa voz brasileira ora noutra, em castelhano. A crónica, publicada originariamente no "Diário de Notícias" de 9 de junho de 2018, fica transcrita, com a devida vénia, na rubrica O Nosso Idioma.
4. A já considerada reunião histórica entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, realizou-se em Singapura (forma adotada no português europeu)/Cingapura (a preferida no Brasil). A verdade é que esta última, com C, até é a mais antiga na língua portuguesa – como se conta aqui**.
** Cf. ainda: Dialeto português de mais de 500 anos (re)aprende-se em Singapura/Cingapura + Singapurenses + Pionguiangue + Estados Unidos: plural, ou singular? + Estados Unidos e Estados Unidos da América + Estado-unidense, estadunidense, norte-americano + Estados Unidos da América do Norte/ianque
5. Junho e julho ficam assinalados pelo Campeonato Mundial de Futebol na Rússia – acontecimento mediático-desportivo à escala planetária que vai pôr na ordem do dia o chamado futebolês e toda a panóplia desta linguagem tão característica, ora plena de criatividade e... o seu contrário. Uma resenha do que pode ser (re)lido no arquivo do Ciberdúvidas (em baixo ***). E, ainda, no Pelourinho, o apontamento Música oficial da seleção de Portugal... em inglês?!
*** Viva o «futebolês» + «Incidências do futebolês» +«Amarrar a bola» + «A sorte do jogo podia ter ficado decidida…» + Péssimo futebol falado + A origem e o significado do anglicismo derby (dérbi em português) + Contrapé + Flash interview + O futebol falado diferentemente no Brasil e em Portugal + Já sabe o que é um "zagueiro"? + Ninguém corre atrás do prejuízo + A origem da palavra escrete