O 103.º Congresso Universal de Esperanto, em 2018, marcado para Lisboa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O 103.º Congresso Universal de Esperanto, em 2018, marcado para Lisboa
Por Miguel Faria de Bastos 6K

O 103.º Congresso Universal de Esperanto vai realizar-se em Lisboa, na última semana de julho de 2018. A decisão foi tomada na última reunião magna dos esperantistas de todo o mundo, terminada passado dia 27/07, na cidade de Nitra, na Eslováquia. Nela participaram 1252 congressistas de 100 nacionalidades, entre os quais o advogado luso-angolano Miguel Faria de Bastos, e que contou como "Sumo Patrono" do encontro o Presidente da República esloveno, Andrej Kisha.

É a primeira vez que em Portugal se vai realizar um Congresso Universal de Esperanto, uma língua planeada criada pelo oftalmologista, filólogo e poliglota polaco Ludwiik Zamenhof, em 1879,vocacionada para ser utilizada como língua neutral, de utilidade veicular (uma língua última, entre as presentes, na comunicação entre heterofalantes, colocada sempre depois das línguas étnicas).

Sobre o autor

Miguel Faria de Bastos é advogado, luso-angolano;  estudioso de Interlinguística (vg, Esperanto e Esperantologia).