Contrapé - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Contrapé

Alguns "comentadores" de desporto da TV referem-se, por vezes, quando uma equipa parte para o contra-ataque, a outra foi apanhada em contrapé. Será que existe esta expressão?

Aníbal F. V. Pinheiro Militar Lisboa, Portugal 3K

Existe, sim, contrapé. O Dicionário da Porto Editora limita-se a dizer que contrapé significa «apoio; esteio». Já o Dicionário Eletrônico Houaiss chama-lhe regionalismo do Brasil e diz que é o «pé em que uma pessoa se apóia momentaneamente no curso de uma ação física». Entretanto acrescenta que, por extensão de sentido, se trata de «posição em que é apanhado um indivíduo, apoiado nesse pé, que o torna incapaz de determinada ação física ou a dificulta consideravelmente» e dá-nos, como exemplo «o rebate do oponente pegou o tenista no c[ontrapé]». Na situação descrita, é toda uma equipa que «foi apanhada em contrapé» e não apenas um dos seus jogadores.

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: substantivo