1. Em pleno período de confinamento em Portugal, o Governo aperta algumas medidas e pede responsabilidade individual, porque o número de infetados e de óbitos continua a crescer de forma exponencial, o que tem arrastado Portugal para a triste classificação de país do mundo com maior número diário de infetados por milhão de habitantes. A situação nos hospitais atinge também o seu limite, o que tem levado à abertura de estruturas de retaguarda para doentes covid em situação menos grave. Esta situação é ainda agravada pela quase inexistência de reservas de sangue e pela possibilidade de falta de oxigénio. O acompanhamento da situação por parte do Ciberdúvidas traz, mais uma vez, novas entradas no "A covid-19 na língua". São elas: «Cenário de guerra», Confinar(-se), Confinamento endurecido, Coronavírus ao minuto, «Correr atrás do prejuízo», Devastador, Incubar, «Momento mais grave desta pandemia», «Por favor, fiquem em casa!» , Requisição civil, Segunda dose e «Situação muito crítica».
2. Joe Biden tomará posse como 46.º presidente do Estados Unidos no dia 20 de janeiro, numa cerimónia envolvida em medidas de segurança nunca vistas, devido a várias ameaças de violências que, de alguma forma, se relacionam sobretudo com a recente invasão do Capitólio por parte de apoiantes da candidatura do ainda presidente Donald Trump. Um acontecimento que não se pode desligar do processo de impugnação do presidente ("impeachment"), um processo de destituição inusitado não só porque se trata do único presidente a ser alvo de um segundo processo de destituição no mesmo mandato, mas também porque este coincide com o termo das suas funções (e prolongar-se-á para além disso). Esta tomada de posse está já associada a uma rutura com o estilo do anterior presidente, estando anunciado que algumas das medidas que aquele tomou serão revertidas logo no primeiro dia do mandato de Joe Biden.
A propósito do termo impeachment, recorde-se o que ficou dito na resposta «"Impeachment" = impugnação» e nas aberturas de 15/01/2021 e de 26/09/2019 e sobre a expressão «tomada de posse» as respostas: Sobre inauguração = tomada de posse e «Tem que ver» ou «tem a ver»? + «Tomada de posse» + Mandato ≠ mandato. E, ainda: América + Estados Unidos: plural, ou singular? + Estado-unidense, estadunidense, norte-americano + Norte-americano ou americano? + A nova presidência dos EUA por palavras. Vide, também, para o espanhol, as recomendações da Fundéu RAE.
3. Em Portugal, ano a ano, a expressão inglesa final four persiste no uso oficial da fase final da Taça da Liga – denominada, já de si, Allianz Cup!... – com o acrítico respaldo da imprensa... tratando-se ela de uma final de uma competição portuguesa, realizada em Portugal, entre quatro equipas de futebol portuguesas
Cf .A Final Four disputou-se mesmo entre equipas portuguesas?
5. A História Global de Portugal é a obra organizada por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva, apresentada na Montra de Livros. Uma obra que visa «evidencia[r] a constante interação cultural que está não só na origem do país mas também na do seu devir».
6. É ainda altura de se fazer o balanço lexical das palavras mais usadas no ano de 2020. Neste contexto, a Priberam, em parceria com a agência Lusa, veio divulgar as palavras mais procuradas no seu dicionário ao longo do ano que findou. Este foi o ponto de partida para a crónica da professora Carla Marques no programa Páginas de Português, da Antena 2, que aqui pode ser recordada.
7. A professora universitária Edleise Mendes, na sua crónica apresentada no programa Páginas de Português, da Antena 2, elegeu como palavras para 2021 esperança, resistência e gratidão, num apontamento que aqui pode ser ouvido ou lido.
8. São também as palavras, mas na sua forma gráfica, que motivam a reflexão da professora universitária e linguista Margarita Correia sobre a história do alfabeto e a sua importância até aos dias de hoje (crónica divulgada no Diário de Notícias e aqui partilhada com a devida vénia).
9. A palavra presidente está na ordem do dia devido à evolução da situação nos Estados Unidos e à tomada de posse de Joe Biden. Neste âmbito, o professor universitário e tradutor Marco Neves enceta uma viagem à história da palavra, passando por algumas figuras a ela ligada, numa crónica que transcrevemos com a devida vénia (divulgada no SAPO 24 e no blogue Certas Palavras).
10. Numa altura em que uma parte da sociedade defende que as escolas em Portugal deveriam fechar para travar a evolução do número de contágios, a professora Lúcia Vaz Pedro vem acrescentar um novo argumento para a reflexão: o ponto de vista dos alunos e da qualidade das aprendizagens que realizam atualmente (artigo divulgado em 19/11, no jornal Público e aqui transcrito com a devida vénia).
11. A velocidade que os atletas atingem nas provas de 100 m e de 200 m motiva uma reflexão que se associa também ao significado do termo sprint. Um apontamento do tradutor e professor Vítor Santos Lindgaard, publicado originalmente no blogue Travessa do Fala-Só.
12. Recordamos algumas datas de efemérides de relevo:
— a 20 de janeiro, comemoram-se os 225 anos da criação da Real Biblioteca Pública da Corte (embrião da Biblioteca Nacional portuguesa), pela rainha D. Maria I.
— a 21 de janeiro, perfazem 60 anos do falecimento e do ator e declamador português João Villaret, aos 47 anos.
— em 21 de janeiro de 2020, era identificado, em Washington, o primeiro caso do novo coronavírus nos Estados Unidos, num doente regressado de Wuhan.