A Final Four disputou-se mesmo entre equipas portuguesas? - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
A Final Four disputou-se mesmo entre equipas portuguesas?
A Final Four disputou-se mesmo entre equipas portuguesas?

Leio na imprensa portuguesa a vitória do Sporting e fico deveras contente, aliás como sempre que um clube português ganha uma competição no estrangeiro.

Ah, espera! Mas o outro clube da final não era o Vitória de Setúbal?! E o jogo não foi em Braga?! Ou  terá sido Praga? Não, foi mesmo em  Braga!

Continuo a ler e percebo que a competição é caseira, com clubes portugueses, decorrida toda em Portugal. A verdade é que preferiram dar-lhe um nome em inglês: Final Four.

Os motivos que levam a estas decisões são mistérios insondáveis, para mim. Confesso, porém, uma leve suspeita: será o facto de o patrocinador da prova, os CTT, que já foi uma empresa pública portuguesa antes da sua privatização, ser agora detida por capital estrangeiro?

E o que dizer da passividade – ou será, antes, responsabilidade maior? – do organismo responsável desta competição do futebol português, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional

 

P.S. – A preferência pelo inglês no futebol(ês) português é o que se sabe: depois dos flash interview televisivos, os play-off, os fair play, até a Federação Portuguesa de Futebol não encontrou melhor denominação para a conferência que realizou em Lisboa: Football is Medicine

Sobre a autora

Professora portuguesa, licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese de mestrado sobre Eugénio de Andrade, na Universidade de Toulouse; classificadora das provas de exame nacional de Português, no Ensino Secundário.