Lúcia Vaz Pedro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lúcia Vaz Pedro
Lúcia Vaz Pedro
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Professora de Português e Francês no ensino secundário, na Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia). Licenciada em 1992 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem mais de trinta livros (escolares, romances e infantis) publicados, entre os quais se contam Português atual, Manual do Bom Português Atual, Língua Portuguesa e Matemática e Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha Um OlhoSem Dúvidas a Português, bem como edições escolares do Auto da Barca do Inferno e de Os Lusíadas. Formadora na área de Língua Portuguesa, em centros de formação para professores, em colégios privados, na Universidade Católica, na  Sonae, no Jornal de Notícias, no Porto Canal; e a convite do Instituto Politécnico de Macau, em 2014, deu também formação a professores universitários chineses. Assinou durante alguns anos uma crónica semanal no Jornal de Notícias, intitulada "Português Atual" e uma rubrica diária sobre língua portuguesa no Porto Canal. Elaborou um contributo para o grupo de trabalho parlamentar para avaliação do impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. Em 2018, foi-lhe atribuída a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Gaia. Consultora permanente do Ciberdúvidas, no ano letivo de 2021–22, em regime de destacamento a tempo inteiro pelo Ministério da Educação de Portugal.

Vide, ainda:  Autorretrato de uma professora entre o ensino e a escrita

 

 
Textos publicados pela autora
Palavras Fora da Caixa 5
Manual escolar de Português
Por Judite Marques Pinto, Lúcia Vaz Pedro, Maria da Luz Mendes, Rita Garcia

1.     Organização e Método 

Palavras Fora da Caixa 5* apresenta uma boa organização coerente e funcional, adequada aos alunos; explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos, motivando, e para o desenvolvimento de capacidades; contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental e estimula a autonomia e o sentido crítico.

2.     Informação e Comunicação 

Respeita, de forma cabal, as orientações constantes dos documentos curriculares e outras orientações gerais do Ministério da Educação português. Tendo em conta as orientações curriculares, veicula conhecimento correto e relevante.

Promove a educação para a cidadania, não apresentando discriminações de carácter cultural, étnico, religioso e sexual, e respeita o princípio da igualdade de género.

Apresenta uma muito boa organização gráfica (caracteres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos e subtítulos), facilitadora do seu uso, e ilustrações (fotografias desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.

3.     Características Materiais 

Mostra uma muito boa robustez, própria para resistir à normal utilização e para permitir a reutilização. O formato, as dimensões e o peso do manual são perfeitamente adequados ao nível etário do aluno.

4.     Adequação ao Projeto Educativo da Escola 

Adequa-se, em geral, às características da comunidade escolar e revela-se adequado ao contexto educ...

Sem Dúvidas a Português
Pelo conhecimento explícito da língua
Por Lúcia Vaz Pedro

«Este livro tem como objetivo principal privilegiar o conhecimento de regras que permitem dominar a Língua Portuguesa e compreender o modo como as palavras se articulam numa frase.»

                                                                                                                        In Nota da Autora

Como professora de Português, reconheço a importância desta obra de Lúcia Vaz Pedro. Sabendo, “com um saber de experiência feito”, a dificuldade que os alunos têm em ler, interpretar e escrever, e da aversão que nutrem pela gramática, ao fim e ao cabo, a matemática da língua, este livro veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita. 

A autora divide a obra em quatro capítulos: Capítulo I – A Pontuação; Capítulo II – A acentuação; Capítulo III – Ortografia e Capítulo IV – Contributo das classes de palavras para a correção linguística

No primeiro capítulo, é feita referência aos diversos sinais da pontuação, bem como a sua valência na...

Sr. ministro, sem professores não há ministros!
Princípios que «deviam vir de cima»

«No dia em que já não houver professores, em que todos decidirem ir embora, talvez o sr. ministro [da EducaçãoJoão Costa] ou os que vierem se recordem destas palavras: os professores são a base da sociedade» – escreve neste artigo do jornal Público a professora Lúcia Vaz Pedro.

* in jornal Público de 20 de dezembro de 2022.

A crítica e o cómico em Gil Vicente
A “marca” literária do 1.º autor teatral português

A expressão latina «ridendo castigat more («corrige os costumes, sorrindo») simboliza toda a obra do primeiro grande dramaturgo em Portugal – assinala a professora Lúcia Vaz Pedro neste seu terceiro artigo dedicado à literatura em língua portuguesa.

Ser conscientemente humano e unido
Uma lição a aprender em A Crónica de de D. João I de Fernão Lopes

A versatilidade da crónica, como género género literário, neste apontamento da professora Lúcia Vaz Pedro, focando em particular o caso de A Crónica de D. João I de Fernão Lopes