Valores aspetuais imperfetivo, habitual e iterativo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Valores aspetuais imperfetivo, habitual e iterativo

Por vezes, tenho dificuldades em distinguir o valor aspetual imperfetivo, habitual e iterativo. Se me puderem ajudar, agradeço imenso. Assim, na expressão «Eles iam todos os dias ao cinema», o valor é habitual ou iterativo? E na frase «Quando era jovem, lia livros de aventuras», o valor é habitual ou imperfetivo?

Muito obrigada.

Paula Fernandes Professora Lisboa, Portugal 13K

    É natural que sinta dificuldade em distinguir esses três valores aspetuais, atendendo a que « (...) o aspeto, concebido como a perspetivação "temporal" interna das predicações, assume-se como uma categoria semântica que envolve múltiplos e diversificados constituintes da língua interagindo de forma dinâmica e composicional desde as diferentes classes de palavras (aspeto básico) até a elementos gramaticais de que são exemplo os verbos de operação aspetual ou os tempos verbais (aspeto derivado).»* 

    Pode, no entanto, esclarecer-se que os valores básicos do aspeto gramatical são o imperfetivo, que apresenta a situação expressa pelo enunciado como ainda em curso e não concluída (1), e o perfetivo, que apresenta a situação expressa pelo enunciado como concluída, como um todo completo (2):

(1) «O Ricardo pintava uma aguarela.»

(2) «Escrevi ontem um texto.»

    Quanto à distinção entre os valores aspetuais habitual e iterativo, pode elucidar-se aqui

    Na frase «Eles iam todos os dias ao cinema», podemos considerar que se trata do valor aspetual iterativo, visto que refere uma pluralidade de situações regularmente repetidas no passado. No enunciado «Quando era jovem, lia livros de aventuras», está presente o aspeto imperfetivo.    

Gramática do Português, Vol. I, p.619

Aura Figueira
Tema: TLEBS Classe de Palavras: verbo