Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o aspecto verbal

Eu gostaria de saber se todos os verbos têm aspecto. Ou seja, se todos eles têm de ser incoativo/concluído, contínuo/descontínuo etc.

Obrigada pela oportunidade de esclarecermos as nossas dúvidas!

Soraia Freitas Estudante Braga, Portugal 3K

1. O aspecto é uma categoria heterogénea, na medida em que envolve modos de expressão de diferentes domínios linguísticos, relativos:

— à flexão verbal: riscava vs. riscou
— ao léxico: dormir vs. acordar
— aos verbos auxiliares e verbos de suporte: está a estudar; fica a estudar; costuma estudar, etc.
— à derivação: saltar vs. saltitar
— à estrutura da predicação (atinente ao papel desempenhado por adverbiais, pelos processos de determinação; pelo tipo de complemento subcategorizado pelo verbo): «O Zé toca Beethoven» vs. «O Zé toca o Hino da Alegria
 

2. Depreendo que a sua pergunta visa apenas o aspecto lexical. Designa-se por aspecto lexical o modo de expressão do aspecto respeitante à significação intrínseca do verbo, concernente à maneira segundo a qual uma ação ou situação se desenvolve, prossegue ou simplesmente tem lugar num dado intervalo de tempo — independentemente da flexão que verbo assume.

Nesta medida há a considerar três grandes classificações, que afetam qualquer verbo:

 

 estativo vs. dinâmico  ser vs. correr
 durativo vs. pontual  crescer vs. explodir
 atélico vs. télico  jogar, correr, cantar, pensar vs. afogar-se, nascer, morrer, partir

 

 

Ana Martins