Valor modal desiderativo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Valor modal desiderativo

Na frase «Oxalá que eles pudessem dizer mais qualquer coisa», configura-se uma modalidade apreciativa? Oxalá, que exprime desejo, pode ser tido como um juízo de valor?

E, dado que o verbo está conjugado no pretérito imperfeito do conjuntivo, não podemos também considerar válida a presença da modalidade epistémica com valor de probabilidade?

Grata.

Maria João Carvalho Professora Lisboa, Portugal 158

A frase em questão apresenta um valor modal desiderativo. Este é um valor modal que é considerado por alguns autores e que não integra os conteúdos a serem lecionados na disciplina de português do ensino secundário em Portugal. Por essa razão, não surge no documento que serve de referência aos conteúdos gramaticais no ensino básico e secundário: o Dicionário Terminológico.

A modalidade desiderativa «veicula valores de vontade, desejo ou esperança»1, o que está patente na frase apresentada, que expressa um desejo por parte do locutor. Uma vez que se exprime uma situação que não é real, mas fruto de um desejo, o modo a utilizar é o conjuntivo.

Disponha sempre. 

1. cf. Fátima Oliveira e Amália Mendes in Raposo (coord.) Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 634.

Carla Marques
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos); Modo/Modalidade