Os valores aspetuais da frase «meti-me a viajar pelo mundo fora» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os valores aspetuais da frase «meti-me a viajar pelo mundo fora»

A expressão «foi nesta data que me meti a viajar pelo mundo fora» assume valor iterativo ou imperfetivo?

Também ponho a hipótese de ser perfetivo. Embora tenha consultado muita informação, continuo sem ter certezas.

Muito obrigada.

Clara Peralta Professora Alcobaça, Portugal 42

O aspeto exprime a temporalidade associada a uma dada situação. Neste caso particular, se tomarmos a frase como um todo, verificamos que a situação nuclear descrita é veiculada pelo verbo viajar.

Do ponto de vista do aspeto lexical, viajar configura o aspeto lexical de evento durativo, uma vez que descreve uma situação dinâmica com duração interna e sem limite temporal inerente, ou seja, atélica.

No entanto, nesta frase, alguns processos gramaticais alteram o valor aspetual de base da situação descrita por viajar, perspetivando-a numa das suas fases. Neste caso particular, podemos considerar que «meter-se a» é equivalente a «começar a», pelo que está a funcionar como um operador aspetual que marca o início da situação descrita, ou seja, veicula um aspeto ingressivo (cf. valores aspetuais associados às diferentes fases de uma situação aqui).

Este aspeto ingressivo é também reiterado pela locução adverbial de localização temporal, «nesta data», que marca, em conjunto com a forma verbal foi, o ponto de início da situação descrita por viajar. 

A este propósito recordamos que o aspeto gramatical que permite descrever as diferentes fases de uma dada situação não está previsto no atual programa de Português para o ensino secundário nem no documento que serve de referência aos conteúdos gramaticais, o Dicionário Terminológico, pelo que a análise da frase em questão não está prevista em situações de ensino não universitário.

Carla Marques
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: verbo