Aspeto gramatical progressivo + aspeto lexical de evento durativo na frase «A política vai-se enchendo de ex». - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aspeto gramatical progressivo + aspeto lexical de evento durativo
na frase «A política vai-se enchendo de ex».

Solicito o vosso contributo para a identificação do valor aspetual presente na frase «A política vai-se enchendo de ex».

Atempadamente grata e votos de continuação do excelente trabalho que têm desenvolvido!

Ana Franco Professora Portugal 232

A frase apresenta um aspeto gramatical progressivo e um aspeto lexical de evento durativo

Numa frase poderemos sempre identificar o aspeto lexical e o aspeto gramatical da situação descrita.

A frase em apreço apresenta um aspeto lexical de evento durativo, uma vez que descreve uma situação dinâmica com duração interna. Do ponto de vista gramatical, é importante considerar que o complexo verbal é composto por um auxiliar aspetual (ir) que acompanha o verbo principal (encher). Se a frase apresentasse apenas o verbo principal, o aspeto gramatical estaria muito dependente da flexão verbal:

(1) «A política enche-se de ex.» - Aspeto habitual

(2) ««A política encheu-se de ex.» - Aspeto perfetivo

No caso apresentado, o verbo auxiliar, ao incidir sobre o verbo principal, vai realçar uma das fases que constituem a situação. Recorde-se que um evento durativo pode ser perspetivado em diferentes fases:

(i) fase inicial – aspeto ingressivo: «A política começa a encher-se de ex.»

(ii) fase de evolução da situação – aspeto progressivo: «A política está a encher-se de ex.»

(iii) fase de culminação da ação – aspeto terminativo: «A política acabou de se encher de ex.»

(iv) fase do resultado final da situação – aspeto resultativo: «A política já está cheia de ex.»

Na frase:

(3) «A política vai-se enchendo de ex.»

O verbo auxiliar ir focaliza o decurso da situação, numa fase intermédia, portanto. Por essa razão focaliza um aspeto gramatical progressivo.

Refira-se, a este propósito, que o aspeto gramatical referente à descrição das fases de uma dada situação não está previsto no atual programa de Português para o ensino secundário nem no documento que serve de referência aos conteúdos gramaticais, o Dicionário Terminológico.

Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as gentis palavras que muito nos estimulam.

Carla Marques