Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aspeto habitual vs. aspeto iterativo

Gostaria que me dissessem qual a diferença entre o aspeto gramatical habitual e o iterativo. Não consigo compreender as diferenças, nomedamente porque as duas admitem situações de tempo não limitado e existem exemplos onde que não se conseguem classificar inequivocamente.

Muito obrigada pela atenção.

Carla Baptista Professora Seixal, Portugal 4K

De facto, não é fácil distinguir um valor aspetual do outro, mas é possível definir critérios para os distinguir.

Com efeito, a gramática Domínios, de Zacarias Santos Nascimento e Maria do Céu Vieira Lopes, publicada em 2011 (Lisboa, Plátano Editora), observa o seguinte sobre estes dois valores aspetuais:

«4. Aspeto habitual – a situação é apresentada como sendo recorrente num período de tempo [sic] ilimitado:

Costumamos ir à praia.

Almoçam fora todos os domingos.

Notas: 1. Os tempos verbais mais associados ao aspeto habitual são o presente do indicativo e o pretérito imperfeito do indicativo. 2. O aspeto habitual tem frequentes coincidências com o aspeto iterativo.

5. Aspeto iterativo – a situação é apresentada em repetição regular num período de tempo [sic] de tempo, delimitado ou não:

O João tem almoçado fora.

O João espirrou durante toda a tarde. (Os espirros repetiram-se durante uma tarde específica.)

Nota: O pretérito perfeito composto apresenta habitualmente valor iterativo, com eventos.»

Tudo isto permite afirmar que o aspeto iterativo tende a delimitar o intervalo de tempo que enquadra a repetição do evento. O aspeto habitual está associado a um intervalo de tempo com limites menos precisos.

Observação: Sem querer pôr em causa a qualidade científica da fonte citada, verifico que na passagem transcrita ocorre uma expressão a evitar, «período de tempo», a qual, pelo seu caráter redundante, deve ser evitada e substituída por «intervalo de tempo».

Carlos Rocha
Classe de Palavras: verbo