Com efeito, os estudos relacionados com a aspetualidade envolvem grande complexidade e nem sempre são completamente concordantes. Não obstante, em contexto escolar a aspetualidade é abordada de forma mais simples, procurando-se tratar os aspetos que revelam estabilidade em cada um dos conceitos.
É importante começar por compreender que tanto o valor iterativo como o valor habitual traduzem situações durativas, ou seja, situações que têm duração temporal.
O valor iterativo expressa uma noção de repetição de uma situação num dado intervalo temporal:
(1) «Até às nove horas telefonou a todos os amigos.»
O valor iterativo descreve a repetição de um conjunto de situações que pressupõem uma interrupção (telefonou, terminou o telefonema), seguida de uma repetição da mesma situação (voltou a telefonar, terminou o telefonema). O valor iterativo descreve um conjunto de situações que se repetem e são apresentadas como situação única.
O valor habitual, como o nome refere descreve um hábito, ou seja, uma situação que é apresentada como regular, sem limite temporal:
(2) «Levanto-me sempre às seis da manhã.»
O habitual corresponde à apresentação de uma sucessão de situações equivalentes que se perspetiva como um padrão regular de comportamento ou de característica habitual de alguém. A ideia do hábito pode ser reforçada pela introdução na frase de advérbios como habitualmente ou normalmente.
A este propósito, ver também os textos relacionados.
Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as gentis palavras que nos endereça.
Disponha sempre!