Francisco José Viegas anuncia apoio ao Ciberdúvidas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Francisco José Viegas anuncia apoio ao Ciberdúvidas
Francisco José Viegas anuncia apoio ao Ciberdúvidas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 844

A disponibilização de uma verba suscetível de assegurar a continuidade do Ciberdúvidas foi anunciada nesta quarta-feira, em Lisboa, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Cultura. Transcrevemos, a seguir, o comunicado do gabinete do secretário de Estado Francisco José Viegas:

«O Gabinete do Secretário de Estado da Cultura [garante] a disponibilização de uma verba que permitirá assegurar a continuidade do portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, dedicado ao esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, criado há 15 anos e com 2,5 milhões de visitas por mês. O apoio destina-se a cobrir os custos relacionados com o funcionamento do portal, propriedade de uma associação sem fins lucrativos.

«Para o secretário de Estado da Cultura, "o Ciberdúvidas e o seu criador, o jornalista José Mário Costa, prestam um trabalho de inexcedível dedicação à causa pública, à língua portuguesa e aos portugueses, desde há década e meia. Trata-se de um projeto meritório como poucos, e assegurar a sua continuidade enquadra-se integralmente na nossa missão, naquilo que diz respeito à promoção e defesa da Língua".

«[...] além de dispor de um consultório para respostas às questões levantadas pelos leitores sobre ortografia, fonética, etimologia, sintaxe, semântica e pragmática, [o Ciberdúvidas] reúne ainda rubricas como uma antologia de textos de escritores de língua portuguesa de todos os tempos e espaços de debate, opinião e consulta no campo cultural do espaço lusófono, sendo acedido por visitantes de todas as partes do mundo, muito em particular dos países de língua oficial portuguesa.»

Ver mais aqui.

Na emissão de Páginas de Português de domingo, 15 de julho (às 17h00* na Antena 2), tem lugar uma conversa com a linguista Teresa Lino, professora da Universidade Nova de Lisboa, a propósito do Colóquio sobre Terminologia Médica marcado para 16 e de 17 de julho na Fundação Calouste Gulbenkian. Outro tema a abordar é a origem da expressão popular «doutor da mula ruça». E o que é um webminar? Há, ou não, palavra correspondente em português?

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 13 de julho [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)] estará em destaque a Rede de Neologia portuguesa. Em análise estará também aquilo que está a ser feito sobre a terminologia científica, no âmbito do (em elaboração) Vocabulário Comum da Língua Portuguesa.


* Hora oficial de Portugal continental.