Regresso solidário do Ciberdúvidas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Aberturas Abertura
Regresso solidário do Ciberdúvidas
Regresso solidário do Ciberdúvidas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

Três meses depois da forçada interrupção no seu normal funcionamento, o Ciberdúvidas regressa com o consultório de novo acessível a novas perguntas para novas respostas. Regressam igualmente as atualizações diárias das demais dez rubricas do Ciberdúvidas, sempre que for caso disso.

É um regresso só possível graças à generosa resposta de um punhado de amigos do Ciberdúvidas, juntos numa campanha ("SOS Ciberduvidas") de recolha de fundos que ajudem às despesas de manutenção deste serviço de esclarecimento, debate e informação sobre a língua portuguesa, único em todo o espaço da lusofonia. A eles deixamos aqui o nosso público e sentido reconhecimento. 

À Fundação Vodafone, único patrocinador que resta ao Ciberdúvidas, assim como à Universidade Lusófona, que continua a disponibilizar as instalações onde funciona o Ciberdúvidas em Lisboa, também dirigimos o nosso reiterado agradecimento.

Todos quantos por esse mundo fora nos consultam regularmente e queiram também participar no “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos via o endereço sosciberduvidas@gmail.com.

Este regresso do Ciberdúvidas assinala também o do professor Carlos Rocha como editor executivo de todos os seus conteúdos. À professora Eunice Marta, os nossos agradecimentos pela dedicação e competência que dedicou ao Ciberdúvidas.

O consultório retoma atividade, dando lugar de honra à tradução e adaptação de estrangeirismos: discute-se o uso de um galicismo, nombrilismo, e de três anglicismos, a saber, circumplexo, jardim murado e hotspot, cada qual apresentando diferentes maneiras de configurar os empréstimos em português (sobre este assunto, consultar também o estudo O processo de integração dos estrangeirismos no português europeu). As restantes respostas distribuem-se por tópicos relacionados com a ortografia, a pronunciação, a semântica e as classes de palavras.

Quanto às outras rubricas, registe-se a entrada, no Pelourinho, de um novo texto sobre a grafia mais adequada à truncação da palavra manifestação, manife.


Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos, a terem início em 2 de outubro de 2012. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.