Três meses depois da forçada interrupção no seu normal funcionamento, o Ciberdúvidas regressa com o consultório de novo acessível a novas perguntas para novas respostas. Regressam igualmente as atualizações diárias das demais dez rubricas do Ciberdúvidas, sempre que for caso disso.
É um regresso só possível graças à generosa resposta de um punhado de amigos do Ciberdúvidas, juntos numa campanha ("SOS Ciberduvidas") de recolha de fundos que ajudem às despesas de manutenção deste serviço de esclarecimento, debate e informação sobre a língua portuguesa, único em todo o espaço da lusofonia. A eles deixamos aqui o nosso público e sentido reconhecimento.
À Fundação Vodafone, único patrocinador que resta ao Ciberdúvidas, assim como à Universidade Lusófona, que continua a disponibilizar as instalações onde funciona o Ciberdúvidas em Lisboa, também dirigimos o nosso reiterado agradecimento.
Todos quantos por esse mundo fora nos consultam regularmente e queiram também participar no “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos via o endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Este regresso do Ciberdúvidas assinala também o do professor Carlos Rocha como editor executivo de todos os seus conteúdos. À professora Eunice Marta, os nossos agradecimentos pela dedicação e competência que dedicou ao Ciberdúvidas.
O consultório retoma atividade, dando lugar de honra à tradução e adaptação de estrangeirismos: discute-se o uso de um galicismo, nombrilismo, e de três anglicismos, a saber, circumplexo, jardim murado e hotspot, cada qual apresentando diferentes maneiras de configurar os empréstimos em português (sobre este assunto, consultar também o estudo O processo de integração dos estrangeirismos no português europeu). As restantes respostas distribuem-se por tópicos relacionados com a ortografia, a pronunciação, a semântica e as classes de palavras.
Quanto às outras rubricas, registe-se a entrada, no Pelourinho, de um novo texto sobre a grafia mais adequada à truncação da palavra manifestação, manife.
Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos, a terem início em 2 de outubro de 2012. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.