Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Ciberdúvidas disponível em nova plataforma
Ciberdúvidas disponível em nova plataforma
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 638

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa apresenta-se disponível desde este dia na sua anterior plataforma, da responsabilidade da empresa Janssen Web, LLC, mantendo, no essencial, o grafismo remodelado em janeiro de 2013. A explicação para esta mudança lembramo-la aqui; e, com ela, esperamos pôr termo aos muitos problemas que afetaram o funcionamento destas páginas nos últimos meses. Em todo o caso, pedindo a compreensão dos nossos consulentes, agradecemos que qualquer anomalia nos seja comunicada pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Esperamos concluir este processo de reestruturação informática até setembro, altura em que voltaremos com a ativação do consultório, interrompido, como é tradição no Ciberdúvidas, neste período de férias do verão, em Portugal. Tal não impede, porém, que fiquem em linha perguntas que ainda aguardam resposta, bem como, nas demais rubricas, artigos que, de diferentes quadrantes, tenham por tema a língua portuguesa.

É o caso do  programa Língua de Todos de sexta-feira, 26 de julho (na RDP África, às 13h15*; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), preenchido com uma conversa com o linguista João Paulo Silvestre, responsável pela publicação de uma antologia do Vocabulario Portuguez e Latino de Rafael Bluteau (1638-1734). E, também, quanto ao programa Páginas de Português (domingo, 28 de julho, na Antena 2, às 17h00*), que tem por temas o descalabro dos resultados dos exames nacionais na disciplina de Português e o ensino da gramática e o prazer da leitura, nas escolas portuguesas; inclui-se ainda uma reflexão da professora Margarita Correia sobre a adaptação à língua portuguesa dos nomes de cidades e de pessoas expressos noutros idiomas.

* Hora de Portugal continental.

Para a atividade regular do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa tem-se revelado indispensável o apoio de quantos o consultam constantemente, por esse mundo fora. Sobre como contribuir para assegurar a continuação deste serviço gracioso e sem fins lucrativos, consulte-se a página SOS Ciberdúvidas ou prima-se o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos.