1. Será que dizer ou escrever «a horrivelmente hipócrita sociedade contemporânea», com o adjetivo hipócrita anteposto ao nome, é uma expressão incorreta, por trair interferência gramatical do inglês? O tópico é comentado numa das sete respostas que atualizam o Consultório e que tratam ainda dos seguintes temas: os termos bifólio e epíteto; o uso de defunto e falecido; a elipse nas expressões «jornalista RTP» e «Mercedes-Benz Portugal»; e a contração daí.
2. Quando se fala de língua franca e de língua universal, supõe-se que generalizar um único idioma a toda a humanidade seja extremamente benéfico, por facilitar a comunicação. Ao longo da história, o inglês e outras línguas – naturais ou planeadas – têm ido ao encontro desse sonho, mas o monolinguismo pode bem ser, afinal, um pesadelo. Tal é o ponto de partida do jornalista francês Philippe Descamps para o editorial do recente número da revista Le Monde Diplomatique, texto que se traduz e disponibiliza na rubrica Diversidades.
3. No mês de dezembro, é com frequência que a comunicação social se refere aos passatempos que empresas da área editorial promovem para seleção das palavras que marcaram o ano que finda. É o caso da Porto Editora, que, em 01/12/2022, divulgou uma lista de dez palavras «[elaborada] através das sugestões recebidas no site da iniciativa, das pesquisas dos utilizadores feitas no Dicionário da Língua Portuguesa e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa». As palavras sujeitas a votação para escolher “a palavra do ano” de 2022 são abusos, ciberataque, energia, guerra, inflação, juros, nuclear, rainha (referente a Isabel II), seca e urgências (pormenores em Palavra do Ano e nas notícias do Público).
4. Registo de três dos programas dedicados à língua portuguesa na rádio pública de Portugal:
– Língua de Todos, transmitido na RDP África, (sexta-feira, 02/12/2022, 13h20*; repetição no dia seguinte, 09h05*), centra-se no debate "Internacionalização da universidade e o português como língua de conhecimento", que se realiza em 07/12/2022, integrado nas comemorações do 50.º aniversário do ISCTE.
– Em Páginas de Português, difundido pela Antena 2 (no domingo, 04/12/2022, 12h30*; repetição em 10/12/2022, 15h30*), fala-se do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), e de classes de palavras (apontamento da professora Carla Marques).
– Refira-se ainda o programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2, de segunda a sexta, às 09h50 e 18h50*.
* Hora oficial de Portugal continental.