1. Estados Unidos, China, Ucrânia, COP27... Longa se torna a enumeração dos nomes próprios que, na atualidade, se associam a situações de tensão política, feroz conflito bélico e catástrofe ambiental globalizada. Em Portugal, o cenário pode ser mais calmo, mas há mal-estar político, com o caso da demissão do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, após o Ministério Público o ter acusado de prevaricação. Para justificar os seus atos, o político em causa usou (bem) o termo evidência, palavra que, em contexto completamente diferente, outro governante também empregou (mal). No Pelourinho, o cofundador do Ciberdúvidas, José Mário Costa, dá conta de como o modismo evidência voltou à tona mediática em Portugal.
2. A atualidade continua igualmente marcada pela persistência das infeções causadas pelo coronavírus e pelas suas variantes. Em A covid-19 na língua, surge, portanto, uma nova entrada: «vacinação de maiores de 50», a propósito de um apelo feito em Portugal pela secretária de Estado da Promoção da Saúde Portuguesa, a infecciologista Margarida Tavares.
3. «Há uns tempos, um aluno [de Português como Língua Estrangeira] perguntou-me se o "desculpa lá" que tinha ouvido na rua significava "I’m sorry"...». Assim começa, em O Nosso Idioma, uma reflexão da professora Inês Gama sobre a função da palavra lá na expressão «desculpa lá».
4. Plausível é equivalente a verosímil? E fecho e fechamento ocorrem nos mesmos contextos? Estas questões, à volta da relação de sinonímia, fazem parte da atualização do Consultório, onde se abordam mais seis perguntas: qual a classe de palavras de mesmo em «mesmo bem»? E, em frases como «cheguei o mais rapidamente que pude», que é o quê, gramaticalmente? Diz-se «os desafios que nos aguardem» ou «os desafios que nos aguardam»? A palavra monitorando existe? Poucos tem o mesmo valor que vários? Como se pronuncia líquido?
5. A data de 11 de novembro é a da independência de Angola, proclamada neste dia em 1975. Em Lusofonias, transcreve-se com a devida vénia a crónica que a linguista e professora universitária portuguesa Margarita Correia dedicou à realidade linguística de Angola, no Diário de Notícias, em 07/11/2022.
6. «De um ponto de vista tanto epistemológico quanto metodológico, a gramática é uma tecnologia derivada da linguística, do mesmo modo como a engenharia é uma tecnologia derivada da física ou a medicina uma aplicação da biologia» – sustenta o linguista Aldo Bizzocchi a respeito das relações entre gramática e linguística, num texto de opinião publicado no mural Língua e Tradição (Facebook, 07/11/2022) e agora também disponível nas Controvérsias.
7. Quanto a programas à volta da língua portuguesa, na rádio pública de Portugal, salientam-se:
– em Língua de Todos, transmitido na RDP África, na sexta-feira (11/11/2022, 13h20*), a proposta de criação, em Portugal, de um grupo de trabalho para discutir a aceitação das variedades linguísticas codificadas do português nos exames nacionais do ensino secundário;.
– em Páginas de Português, difundido pela Antena 2, no domingo (13/11/2022, 12h30*), os próximos projetos do Plano Nacional de Leitura (PNL) e um apontamento da professora Carla Marques sobre a colocação da vírgula;
Mencione-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2, de segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50, hora oficial de Portugal continental).
* Hora oficial de Portugal continental
8. Dois registos:
– O pesar geral pela morte de Gal Costa, em 09/11/2022. A cantora fica na história da música popular brasileira, como um dos vultos da geração que a partir das décadas de 60 e 70 soube explorar as virtualidades da palavra cantada em português.
– A aproximação do centenário de José Saramago, em 16/11/2022. Estão programados diferentes acontecimentos culturais não só em Portugal mas também noutros países quer de língua portuguesa quer de domínios linguísticos diferentes, confirmando a universalidade da obra que Saramago deixou.
9. Finalmente, uma breve referência a uma festa tradicional de Portugal e doutros países na Europa: o Dia de São Martinho, uma celebração do outono e dos seus produtos agrícolas. Sobre palavras associadas a esta efeméride, consultem-se "Sobre a origem do termo magusto", "Mangusto", "O São Martinho no léxico do português", "Castanha", "Água-pé", "A propósito de jeropiga", "Jeropiga, de novo", «O neologismo castaneícola». Outra sugestão: o visionamento de um dos episódios (RTP1, 06/11/2017) do programa «Cuidado com a Língua! com uma vendedora de castanhas».