Inês Gama - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Inês Gama
Inês Gama
23K

Licenciada em Português com Menor em Línguas Modernas – Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) pela mesma instituição. Fez um estágio em ensino de português como língua estrangeira na Universidade Jaguelónica em Cracóvia (Polónia). Exerce funções de apoio à edição/revisão do Ciberdúvidas e à reorganização do seu acervo.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Venho perguntar qual das frases é correta, ou mais correta: "passamos a vida a rebolar-nos na erva" ou "passamos a vida a rebolarmo-nos na erva"?

Resposta:

Ambas as construções podem ser consideradas aceitáveis no português europeu contemporâneo, embora obedeçam a diferentes critérios gramaticais e estilísticos.

Na frase «Passamos a vida a rebolarmo-nos na erva», recorre-se ao infinitivo pessoal, estando o verbo pronominal rebolar-se flexionado na primeira pessoa do plural (rebolarmo-nos). Esta flexão marca a concordância com o sujeito da oração — nós — subentendido na forma verbal passamos.

Por outro lado, na construção «Passamos a vida a rebolar-nos na erva», utiliza-se o infinitivo impessoal, ou seja, o verbo permanece na forma base (rebolar), seguido do pronome reflexivo. Embora esta forma não manifeste a concordância explícita com o sujeito, é amplamente usada e considerada aceitável.

Segundo Cunha e Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 2015, p. 608), há uma tendência para o uso do infinitivo impessoal em orações subordinadas introduzidas por preposição, como é o caso da preposição a nesta construção. Trata-se, no entanto, de uma preferência de uso, e não de uma imposição gramatical.

De notar que o uso do infinitivo pessoal se torna obrigatório apenas em contextos em que seja necessário identificar inequivocamente o sujeito da oração subordinada, sendo este distinto do sujeito da oração subordinante, ou em casos em que possa haver ambiguidade interpretativa.

Como alternativa, pode optar-se po...

Alguns dos desafios da sala de aula moderna
Entre o progresso e a pressão

Neste artigo de opinião, a consultora Inês Gama discute e analisa alguns dos desafios da sala de aula moderna, destacando o uso equilibrado da tecnologia, a gestão da diversidade estudantil e a promoção do bem-estar emocional.

Qual o significado da palavra <i>pródigo</i>?

O sentido do termo pródigo é o tema do apontamento gramatical da consultora Inês Gama (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 14/09/2025).

Descurar «entes queridos»
Plural e composição de palavras

Comentário linguístico da consultora Inês Gama a propósito do erro "ente-queridos" encontrado no site de um crematório português, com esclarecimentos sobre a hifenização e a concordância nominal da locução «ente querido», frequentemente usada em contextos fúnebres.

A importância da disciplina de Português
Deverá a falta de professores de Português ser uma preocupação?

«A disciplina de Português é nuclear uma vez que desenvolve competências essenciais que são a base para a aprendizagem de todas as outras áreas do conhecimento», comenta a consultora Inês Gama neste pequeno apontamento sobre a importância da disciplina de Português, cuja falta de professores se repete no começo de cada ano letivo em Portugal.