Pergunta:
Agradecia que me elucidassem sobre as duas frases. Devemos usar o indicativo ou o conjuntivo, ou ambos, tendo neste caso significado diferente?
«É difícil declarar que ainda é necessário.»
«É difícil declarar que ainda seja necessário.»
Sinceros agradecimentos,
Resposta:
Ambas as frases estão corretas, contudo, apresentam sentidos um pouco distintos.
A forma verbal é, presente na frase «é difícil declarar que ainda é necessário», está na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Por outro lado, a forma verbal seja, presente na frase «é difícil declarar que ainda seja necessário», está na terceira pessoa do singular do presente do conjuntivo.
Como se pode observar, a única diferença entre estas duas formas verbais é o modo, categoria verbal que normalmente exprime a atitude de quem fala.
O modo indicativo serve para expressar as certezas do enunciador e as ações com existência efetiva na realidade ou que estão prestes a realizar-se. Por esta razão, o que se está a exprimir na frase «é difícil declarar que ainda é necessário» é um valor de certeza.
Já o modo conjuntivo exprime a incerteza, a dúvida, o desejo pela realização de alguma coisa, a condição, a possibilidade, a eventualidade. Neste sentido, na frase «é difícil declarar que ainda seja necessário» aquilo que se está a exprimir é uma ideia de probabilidade/dúvida.
Note-se ainda que, segundo Rui Marques no volume I da Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian), com verbos declarativos que selecionam orações completivas finitas, como é o caso do verbo declarar nas frases apresentadas, o modo preferencial é o indicativo, sendo que o modo ...