Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
101 Erros de Português que Acabam com a Sua Credibilidade
Elsa Fernandes
Verso da Kapa 1K   

“Acessor”, em vez de assessor, privilégio trocado por “previlégio”; a confusão entre bimensal e bimestral, e de mais com demaisse não com senão, e traz com trás; as formas verbais erróneas “fostes” e “houveram” − são alguns dos 101 erros apontados neste livro da autoria da jornalista e especialista em escrita no meio digital, Elsa Fernandes. A eles se juntam incorreções muito comuns ligadas à grafia dos números, das siglas e dos acrónimos, a má aplicação dos estrangeirismos e das expressões latinas, além de algumas imprecisões de sentido geradas por palavras homófonas e parónimas, assim como com a conjugação verbal e com a pontuação.

Nos seus propósitos explícitos, 101 Erros de Português que Acabam com a sua Credibilidade dirige-se em particular à elucidação de quantos, profissionalmente, têm a obrigação suplementar de escrever sem esses deslizes gramaticais − como é o caso dos jornalistas e dos redatores de textos para sítios na Internet e da publicidade. E por serem mesmo tão básicos, não podia ser mais adequado o titulo da obra...

Filipe Carvalho