Marca evidente de investimento, de preocupação e de defesa pela causa da língua portuguesa, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, da autoria de três consultoras do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Maria Regina de Matos Rocha, Maria João Casanova de Matos e Sandra Duarte Tavares –, transporta para o papel a vivência estimulante do jogo pergunta-resposta-regra/norma sobre questões actuais relativas ao uso correcto da língua. Iniciando pela oralidade (a pronúncia /fonética) para concluir com um capítulo dedicado ao registo escrito (a pontuação), esta obra debruça-se ainda sobre as chamadas áreas críticas: o léxico (neologismos e estrangeirismos), a morfologia e a semântica (a nível dos substantivos e adjectivos), da morfologia e sintaxe (verbos, advérbios e pronomes), as concordâncias e as regências. Construído a partir de uma selecção de 201 perguntas directas, Assim é que é falar! responde com clareza, tendo o cuidado de esclarecer sobre as regras que sustentam cada um dos casos, usando uma linguagem acessível ao «grande público em geral, que não domina a terminologia técnica das diversas áreas da Gramática». Obra de saber e de prazer, fruto do diálogo entre a dúvida e o conhecimento, Assim é que é falar! dirige-se a «todos os amantes da língua portuguesa», interlocutor com quem se identifica.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações